Executáveis para o Doom
Executáveis para o Doom
Olá
Este tópico é uma espécie de tutorial para iniciantes. Este tópico tem como objetivo explicar o que são executáveis (Source Ports) para o Doom e de que forma se pode usá-los.
Para começar, o jogo Doom vem composto de dois arquivos importantes:
* Doom.Wad/Doom2.Wad -> contém todos os dados do jogo, como sons, músicas, mapas, objetos, gráficos, texturas, etc.
* Doom.Exe/Doom2.exe -> o executável do Doom, original pra DOS
Por volta de 1999, a ID Software tornou público o código base (source) do arquivo Doom.exe, permitindo que qualquer um criasse uma alteração do Doom.exe. Assim, diversas pessoas começaram a criar os Executáveis (Source Ports). Existem muitos, mas apenas alguns são atualizados até hoje.
Como usar um executável (Source Port):
1o jeito -> Você deve apenas baixar o instalador/arquivo ZIP na internet e extraí-lo no seu diretório raiz do Doom (C:\Jogos\Doom, por exemplo). Todos os executáveis (Source Ports) detectam automaticamente o Doom 1 e o Doom 2, pois o Doom.Exe original já fazia isso.
2o jeito -> Instalar/Extrair o ZIP baixado da internet para um diretório qualquer (C:\Doom Exes), por exemplo, e copiar o arquivo Doom.Wad/Doom2.Wad para este diretório.
Aqui vai uma lista com os principais ports para Doom:
DosDoom -> já foi um executável importante, mas nunca mais foi atualizado. O Doom Legacy é sua continuação para Windows.
MBF (Marine's Best Friend) -> pouco sei sobre esse .exe, mas tem suporte para DeHackEd e algumas novas possibilidades para mappers
EDGE -> um port importante. Possui uma linguagem específica para adicionar monstros e objetos chamada DDF (Doom Definition Files). Possui suporte para pontes em 3D, gráficos OpenGL, várias opções de jogabilidade novas, como olhar para cima/baixo, pular, agachar. Seu grande defeito é não ter suporte para DeHackEd. Tem atualizações esporádicas, portanto é um executável em que ainda trabalham nele.
ZDaemon -> Não conheço muito sobre esse port, mas é um dos grandes executáveis já criados para Doom. É o melhor port para se jogar em rede. Se você deseja jogar contra outras pessoas pela net, baixe-o! É baseado no ZDoom e tem suporte para DeHackEd.
Doomsday Engine -> outro .exe muito bom. Este é o melhor port para quem gosta de gráficos e sons de primeira qualidade. Possui diversas opções para placas aceleradoras 3D, som de primeira qualidade, com variações de timbre de acordo com o local que você está (cavernas, campo aberto, salas pequenas, etc.), possui suporte para músicas em MP3 e suporte para adicionar novos monstros e objetos (arquivos DED). Possui suporte para DeHackEd, além das opções tradicionais dos grandes executáveis (olhar, pular, etc.). Pode ser usado também com o Heretic e o Hexen, mas você precisa baixar o executável relativo a cada jogo. Muito bom mesmo! Pena que está há muito tempo sem ser atualizado.
Doom Legacy -> um grande port, porém possui muitas falhas (bugs), o que o torna muito instável. Possui suporte para pontes em 3D, opção de olhar e pular. Os pontos fortes desse port são a possibilidade de adicionar Bots (jogadores dirigidos pela máquina que jogam contra ou a favor de você, dependendo do jogo) e a opção Splitscreen, onde que você pode jogar com outra pessoa no mesmo computador, através de uma tela bipartida. É o terceiro melhor port para quem gosta de jogar em rede, perdendo apenas para o ZDaemon e o SkullTag (executáveis feitos especialmente para isso). Possui suporte para Heretic e Hexen. Infelizmente, está há mais de um ano se atualizações.
SkullTag -> um port muito bom para Multiplayer. Conheço pouco sobre esse port, mas sei que possui muitas opções para Single Player, como disputas contra Bots, por exemplo. É baseado no ZDoom. Possui suporte para DeHacked, e está sendo atualizado até hoje.
ZDoom -> considerado por muitos como o melhor executável já criado para Doom, possui muitíssimas opções para criadores de mapas (mappers), possibilitando alterar praticamente tudo o que há no jogo. Possui uma linguagem própria para mapas, baseada em mapas do Hexen. Não é minha especialidade, portanto pouco posso falar sobre tais inovações. Recomendo a vocês baixar Wads feitos para ZDoom para ver suas possibilidades. Possui suporte para DeHackEd, uma nova linguagem para adicionar monstros, objetos e armas chamada DECORATE. Além disso, vem sempre sendo atualizado com competência, fazendo deste .exe o port mais estável de todos. Além disso, é o mais rápido de todos.
Conclusão -> eu sugiro a vocês terem apenas os executáveis mais importantes. São eles: ZDoom, Doom Legacy e Doomsday. Se você gosta de multiplayer, são eles: ZDaemon, SkullTag e Doom Legacy.
O que é DeHackEd?
DeHackEd é um antigo editor do arquivo Doom.Exe que permitia a você alterar monstros, armas e objetos, assim como códigos de trapaça, nomes de sprites, mensagens do jogo, etc. É uma linguagem básica para quem cria Mods do Doom, e é compatível com a maioria dos executáveis. Foi pensando nessa compatibilidade que criei o Weaps.Wad (99weap.wad). Existe hoje o WHackEd, sua versão para Windows, mas pouco sei sobre ela, pois eu ainda uso a versão para DOS.
Este tópico é uma espécie de tutorial para iniciantes. Este tópico tem como objetivo explicar o que são executáveis (Source Ports) para o Doom e de que forma se pode usá-los.
Para começar, o jogo Doom vem composto de dois arquivos importantes:
* Doom.Wad/Doom2.Wad -> contém todos os dados do jogo, como sons, músicas, mapas, objetos, gráficos, texturas, etc.
* Doom.Exe/Doom2.exe -> o executável do Doom, original pra DOS
Por volta de 1999, a ID Software tornou público o código base (source) do arquivo Doom.exe, permitindo que qualquer um criasse uma alteração do Doom.exe. Assim, diversas pessoas começaram a criar os Executáveis (Source Ports). Existem muitos, mas apenas alguns são atualizados até hoje.
Como usar um executável (Source Port):
1o jeito -> Você deve apenas baixar o instalador/arquivo ZIP na internet e extraí-lo no seu diretório raiz do Doom (C:\Jogos\Doom, por exemplo). Todos os executáveis (Source Ports) detectam automaticamente o Doom 1 e o Doom 2, pois o Doom.Exe original já fazia isso.
2o jeito -> Instalar/Extrair o ZIP baixado da internet para um diretório qualquer (C:\Doom Exes), por exemplo, e copiar o arquivo Doom.Wad/Doom2.Wad para este diretório.
Aqui vai uma lista com os principais ports para Doom:
DosDoom -> já foi um executável importante, mas nunca mais foi atualizado. O Doom Legacy é sua continuação para Windows.
MBF (Marine's Best Friend) -> pouco sei sobre esse .exe, mas tem suporte para DeHackEd e algumas novas possibilidades para mappers
EDGE -> um port importante. Possui uma linguagem específica para adicionar monstros e objetos chamada DDF (Doom Definition Files). Possui suporte para pontes em 3D, gráficos OpenGL, várias opções de jogabilidade novas, como olhar para cima/baixo, pular, agachar. Seu grande defeito é não ter suporte para DeHackEd. Tem atualizações esporádicas, portanto é um executável em que ainda trabalham nele.
ZDaemon -> Não conheço muito sobre esse port, mas é um dos grandes executáveis já criados para Doom. É o melhor port para se jogar em rede. Se você deseja jogar contra outras pessoas pela net, baixe-o! É baseado no ZDoom e tem suporte para DeHackEd.
Doomsday Engine -> outro .exe muito bom. Este é o melhor port para quem gosta de gráficos e sons de primeira qualidade. Possui diversas opções para placas aceleradoras 3D, som de primeira qualidade, com variações de timbre de acordo com o local que você está (cavernas, campo aberto, salas pequenas, etc.), possui suporte para músicas em MP3 e suporte para adicionar novos monstros e objetos (arquivos DED). Possui suporte para DeHackEd, além das opções tradicionais dos grandes executáveis (olhar, pular, etc.). Pode ser usado também com o Heretic e o Hexen, mas você precisa baixar o executável relativo a cada jogo. Muito bom mesmo! Pena que está há muito tempo sem ser atualizado.
Doom Legacy -> um grande port, porém possui muitas falhas (bugs), o que o torna muito instável. Possui suporte para pontes em 3D, opção de olhar e pular. Os pontos fortes desse port são a possibilidade de adicionar Bots (jogadores dirigidos pela máquina que jogam contra ou a favor de você, dependendo do jogo) e a opção Splitscreen, onde que você pode jogar com outra pessoa no mesmo computador, através de uma tela bipartida. É o terceiro melhor port para quem gosta de jogar em rede, perdendo apenas para o ZDaemon e o SkullTag (executáveis feitos especialmente para isso). Possui suporte para Heretic e Hexen. Infelizmente, está há mais de um ano se atualizações.
SkullTag -> um port muito bom para Multiplayer. Conheço pouco sobre esse port, mas sei que possui muitas opções para Single Player, como disputas contra Bots, por exemplo. É baseado no ZDoom. Possui suporte para DeHacked, e está sendo atualizado até hoje.
ZDoom -> considerado por muitos como o melhor executável já criado para Doom, possui muitíssimas opções para criadores de mapas (mappers), possibilitando alterar praticamente tudo o que há no jogo. Possui uma linguagem própria para mapas, baseada em mapas do Hexen. Não é minha especialidade, portanto pouco posso falar sobre tais inovações. Recomendo a vocês baixar Wads feitos para ZDoom para ver suas possibilidades. Possui suporte para DeHackEd, uma nova linguagem para adicionar monstros, objetos e armas chamada DECORATE. Além disso, vem sempre sendo atualizado com competência, fazendo deste .exe o port mais estável de todos. Além disso, é o mais rápido de todos.
Conclusão -> eu sugiro a vocês terem apenas os executáveis mais importantes. São eles: ZDoom, Doom Legacy e Doomsday. Se você gosta de multiplayer, são eles: ZDaemon, SkullTag e Doom Legacy.
O que é DeHackEd?
DeHackEd é um antigo editor do arquivo Doom.Exe que permitia a você alterar monstros, armas e objetos, assim como códigos de trapaça, nomes de sprites, mensagens do jogo, etc. É uma linguagem básica para quem cria Mods do Doom, e é compatível com a maioria dos executáveis. Foi pensando nessa compatibilidade que criei o Weaps.Wad (99weap.wad). Existe hoje o WHackEd, sua versão para Windows, mas pouco sei sobre ela, pois eu ainda uso a versão para DOS.