Scale
O scale é uma propriedade extremamente útil, que pode aumentar ou diminuir o tamanho de um actor sem a necessidade de editar os sprites. Vamos supor que você quer criar um super imp gigante:
Isso fará que o tal imp fique com o dobro do seu tamanho normal. Um valor de 0.5 fará com que o imp fique com metade do seu tamanho e um valor de 0.25 fará com que ele fique com um quarto do tamanho.actor FuckingMegaImp 2666
{
obituary "%o was burned by an imp."
hitobituary "%o was slashed by an imp."
health 60
radius 20
height 56
mass 100
scale 2
speed 8
painchance 200
seesound "imp/sight"
painsound "imp/pain"
deathsound "imp/death"
activesound "imp/active"
MONSTER
+FLOORCLIP
blablablablabla
{
}
Você pode usar também xscale e yscale que modificam a altura ou a largura do actor. Infelizmente eu não me recordo agora qual é qual, agradeceria se alguém postasse uma explicacão

Renderstyle
Renderstyle é uma propriedade que modifica a aparência do actor, de novo sem necessidade de edição de sprites. Os renderstyles podem ser:
None- O actor fica invisível
Fuzzy- Um efeito semelhante ao Spectre
Translucent- O actor fica transparente
Add- O actor usa transparência aditiva
Há também mais outros, porém esses são os mais simples.
A_jump
Se não me engano, alguém já escreveu sobre isso, mas de qualquer modo aqui vai uma explicação.
A_Jump (int chance, str "state", ...)
A_Jump (int chance, int offset, ...)
Essa função faz com que se pulem algumas frames, sendo uma função incrivelmente útil. o chance é a chance do actor pular para determinada frame, que pode ser de 0 a 256. 128 seria 50%, com uma chance de 0, o actor nunca pulará e como uma chance de 256 o actor sempre pulará. O State faz com que o actor pule para um determinado estado e o offset faz com que ele pule algumas frames.
Vamos supor que você queira fazer um super baron of hell com 3 ataques diferentes:
Esse script faz com que o Baron tenha 50% de chance de pular par os states TripleMissile ou NukeMissile.Missile:
BOSS A 0 A_Jump (128, "TripleMissile")
BOSS A 0 A_Jump (128, "NukeMissile")
BOSS EF 8 A_FaceTarget
BOSS G 8 A_BruisAttack
goto See
TripleMissile:
BOSS EF 8 A_FaceTarget
BOSS G 8 A_CustomMissile("TripleMissile",48,0)
BOSS EF 4 A_FaceTarget
goto See
NukeMissile:
BOSS EF 8 A_FaceTarget
BOSS G 4 A_CustomMissile("Nuke",48,0)
goto See
Espero que tenham gostado do tutorial

Fonte : Zdoom Wiki