Convocação [+ projeto][+ FPS]
- Space Marine
- 19
Re: Convocação [+ projeto][+ FPS]
Arrá! Sabia que nao era tudo tao bonito quanto parecia...... 

- Fabio914
- 19
- Contato:
Na verdade o Ray-casting para esse esquema de "grid" é o mesmo do esquema de "lines" (semelhante ao do Doom). No esquema de lines é até mais fácil calcular a distância do raio pois você tem a equação das linhas, e ai é possível fazer linhas livres (em qualquer direção). Se eu for mudar agora, vai dar uma trabalheira grande, seria mais fácil começar outra engine do zero usando esse outro sistema... E fazer um editor para esse outro esquema é que não seria fácil (teriamos que ter um esquema de linhas para paredes e setores para chãos e tetos, então teríamos que ter um editor semelhante ao Doom Builder).Space Marine escreveu:Arrá! Sabia que nao era tudo tao bonito quanto parecia......
EDIT
IDÉIA!!!!
Da pra montar um mapa numa BITMAP (e editar no Paint mesmo)! As colunas das paredes podem ser representadas por pixels pretos e o chão por pixels brancos, ai poderia fazer linhas em qualquer sentido e seria fácil calcular a distância do jogador às colunas das paredes (e assim fazer o ray-casting!). Alias, poderíamos assim ter paredes curvas e inclinadas!
Com a função int _getpixel(BITMAP *bmp, int x, int y); podemos saber se na posição X Y há uma coluna e então podemos calcular a distância do jogador à esta coluna e imprimir essa coluna na posição certa da tela e do tamanho certo!

Obs.: O problema seria colocar texturas nas paredes, uma vez que se perde a referência do grid... Teriamos que ter paredes de cores sólidas...
Tem um editor de mapas do Doom inclusive que é assim xD
Não paredes inclinadas, mas sim em qualquer direção, tipo, fazer um círculo "perfeito" como no Doom :3
Não paredes inclinadas, mas sim em qualquer direção, tipo, fazer um círculo "perfeito" como no Doom :3
Jogando atualmente:
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
Jeeze, aquela pistola é uma pistola ou uma metralhadora?
Você poderia levar esse projeto para aquelas comunidades do Orkut sobre desenvolvedores de jogos, aposto que c vai encontrar algumas pessoas dispostas a ajudar.

Você poderia levar esse projeto para aquelas comunidades do Orkut sobre desenvolvedores de jogos, aposto que c vai encontrar algumas pessoas dispostas a ajudar.
Esperando
And Current Projects
- Fabio914
- 19
- Contato:
Sim , é exatamente disso que eu to falando... Mas mesmo no Doom não é possível fazer um circulo perfeito, o que você vai ter é uma aproximação pelo numero de retas tangentes ao circulo.DU0 escreveu:Tem um editor de mapas do Doom inclusive que é assim xD
Pô, é uma semi-automática né xDPedro Vc escreveu:Jeeze, aquela pistola é uma pistola ou uma metralhadora?![]()
Cara, teria gente disposta a ajudar sim, mas eu prefiro fazer um projeto com vocês da BrDoom (que eu já tenho contato a 3 anos) do que com outras pessoas que eu não conheça...Pedro Vc escreveu: Você poderia levar esse projeto para aquelas comunidades do Orkut sobre desenvolvedores de jogos, aposto que c vai encontrar algumas pessoas dispostas a ajudar.
E não é que agora eu to com tempo livre...Pyro escreveu:Nãããããoooo, O Fabio é muuuuuuuuuuuuiiiiiitoooo ocupaaaaddoooo....
http://www4.usp.br/index.php/institucio ... o-de-aulas
- Fabio914
- 19
- Contato:
Post duplo...

Versão 0.0.4
+ - Adicionado floor e ceiling.
! - Queda de desempenho.
! - O jogo trava quando se aproxima muito das paredes (quando as paredes sumiriam por causa da imperfeição do sistema de colisão).
Assim que eu arrumar mais algumas coisas eu posto o download aqui.
EDIT

Screenshot mostrando multiplos tipos de teto e de chão. 8)

Versão 0.0.4
+ - Adicionado floor e ceiling.
! - Queda de desempenho.
! - O jogo trava quando se aproxima muito das paredes (quando as paredes sumiriam por causa da imperfeição do sistema de colisão).
Assim que eu arrumar mais algumas coisas eu posto o download aqui.
EDIT

Screenshot mostrando multiplos tipos de teto e de chão. 8)
- Space Marine
- 19
Very good.
Keep doing a nice work

Keep doing a nice work
Ja conhecia esta tecnica apesar de nunca ter usadoFabio914 escreveu: IDÉIA!!!!
Da pra montar um mapa numa BITMAP (e editar no Paint mesmo)! As colunas das paredes podem ser representadas por pixels pretos e o chão por pixels brancos, ai poderia fazer linhas em qualquer sentido e seria fácil calcular a distância do jogador às colunas das paredes (e assim fazer o ray-casting!). Alias, poderíamos assim ter paredes curvas e inclinadas!
Com a função int _getpixel(BITMAP *bmp, int x, int y); podemos saber se na posição X Y há uma coluna e então podemos calcular a distância do jogador à esta coluna e imprimir essa coluna na posição certa da tela e do tamanho certo!![]()
Obs.: O problema seria colocar texturas nas paredes, uma vez que se perde a referência do grid... Teriamos que ter paredes de cores sólidas...

Sim, sim, como eu disse, um círculo "perfeito" ^^
Jogando atualmente:
- Fabio914
- 19
- Contato:
Bom pessoal, é o seguinte... Se eu continuar desenvolvendo deste modo o máximo que teremos de gráficos e paredes será algo semelhante ao mostrado nas últimas screenshots (porém, eu espero, bem mais otimizado). Mas se vocês realmente quiserem eu posso começar (quase) tudo de novo e fazer pelo modo do mapa Bitmap, ai teríamos paredes livres, embora não ser possível determinar as texturas da paredes (as do teto e chão será possível pois podemos "fechar setores" com paredes de cor preta e pintar dentro desses setores com outra cor, ai eu defino cada cor dessas para um tipo teto e de chão diferente), mas já aviso que a chance de buguear tudo e o jogo ficar ainda menos otimizado neste modo novo é maior.
Mas antes de decidir por favor vejam a versão 0.0.4...
Screenshot

Changelog
Observações
1 - Nesta versão é possível escolher a resolução de jogo e a qualidade dele. Na qualidade baixa não haverá Ray-Casting para chãos e tetos mas apenas para paredes, na qualidade alta haverá (eu fiz essa seleção de qualidade pois a qualidade alta, devido ao chão e teto, não está nada otimizada e pode rodar, dependendo da resolução, de modo extremamente lento).
2 - Se você for jogar na qualidade Alta, favor não se aproximar muito das paredes, devido a um bug (no sistema de colisão, que permite uma aproximação acima do normal), o jogo pode acabar travando (pois isso causaria um loop infinito no loop do ray-casting do chão e do teto).
Download
NeoCore v.0.0.4 (~390kb)
@All: O feedback de vocês é muito importante pra eu avaliar como o programa está rodando em outros computadores e o que vocês estão achando dele, então por favor baixem, leiam o arquivo "leia-me", rodem, postem suas impressões sobre o programa e depois (se quiserem) apaguem...
Mas antes de decidir por favor vejam a versão 0.0.4...
Screenshot

Changelog
Código: Selecionar todos
- Seleção de modo de resolução, qualidade e som.
- Paredes e chãos (embora algoritmo não seje nada otimizado).
Observações
1 - Nesta versão é possível escolher a resolução de jogo e a qualidade dele. Na qualidade baixa não haverá Ray-Casting para chãos e tetos mas apenas para paredes, na qualidade alta haverá (eu fiz essa seleção de qualidade pois a qualidade alta, devido ao chão e teto, não está nada otimizada e pode rodar, dependendo da resolução, de modo extremamente lento).
2 - Se você for jogar na qualidade Alta, favor não se aproximar muito das paredes, devido a um bug (no sistema de colisão, que permite uma aproximação acima do normal), o jogo pode acabar travando (pois isso causaria um loop infinito no loop do ray-casting do chão e do teto).
Download
NeoCore v.0.0.4 (~390kb)
@All: O feedback de vocês é muito importante pra eu avaliar como o programa está rodando em outros computadores e o que vocês estão achando dele, então por favor baixem, leiam o arquivo "leia-me", rodem, postem suas impressões sobre o programa e depois (se quiserem) apaguem...