///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
/*Tutorials Copyrights
Todos direitos reservados.Copyright © 2010 by VF Victor Follador. É autorizada a
distribuição desse tutorial desde que o nome do autor esteja contido no mesmo e que
a obra não seja modificada sem autorização do autor.
Game Maker Copyright
Game Maker © by Mark Overmars (
http://www.gamemaker.nl).
*/
///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
//Cria o sprite para colisões
global.sprite_c = sprite_create_from_screen(0,0,32,32,0,0,0,0,0,0)
sprite_set_bbox_mode(global.sprite_c,2)
sprite_set_precise(global.sprite_c,0)
//Pontuação
highscore_set_strings('RANKING','Ninguem','Aperte enter para sair')
//Impede de dar erro no menu principal
opcao2 = 99
//Menu Prinicpal
opcao = show_message_ext('Selecione uma opção','JOGAR','OPÇÕES','SAIR')
if opcao = 1
{
}
if opcao = 2
{
opcao2 = show_message_ext('Selecione uma opção','COMO JOGAR','RANKING','RANK S')
if opcao2 = 1
{
show_info()
game_restart()
}
if opcao2 = 2
{
highscore_show(0)
game_restart()
}
if opcao2 = 3
{
certeza = show_question('Tem certeza que deseja apagar todas pontuações feitas pelos usuarios e começar um novo com rankings oficiais de padrão para tentar superalos?')
if certeza = true
{
// Prepara um novo ranking
highscore_clear()
highscore_add('péssimo',1)
highscore_add('ruim',100)
highscore_add('principiante',300)
highscore_add('regular',500)
highscore_add('bom',800)
highscore_add('Amador',1000)
highscore_add('Pro',1500)
highscore_add('Maniaco',2000)
}
game_restart()
}
}
if opcao = 3
{
game_end()
}
if opcao = 0 then game_restart()
if opcao2 = 0 then game_restart()
//Cria a bolinha que você controla
global.player_1 = object_add()
object_set_sprite(global.player_1,global.sprite_c) //global.sprite_c é o sprite da bolinha (somente para colisão)
object_event_add(global.player_1,ev_step,0,'sprite_get_bbox_top(global.player_1= 4) sprite_get_bbox_left(global.player_1= 4) sprite_get_bbox_right(global.player_1= 28) sprite_get_bbox_bottom(global.player_1= 28)')
instance_create(320,272,global.player_1)
//Cria os controles da bolinha
object_event_add(global.player_1,ev_step,0,'if keyboard_check(vk_up) = true then if y > 30 then y-=6')
object_event_add(global.player_1,ev_step,0,'if keyboard_check(vk_down) = true then if y < 380 then y+=6')
object_event_add(global.player_1,ev_step,0,'if keyboard_check(vk_left) = true then if x > 10 then x-=6')
object_event_add(global.player_1,ev_step,0,'if keyboard_check(vk_right) = true then if x < 600 then x+=6')
//Cria os blocos inimigos
global.evento = object_add()
global.posicao = choose(10,25,15,14,20,16,13,11,12,9,8)//Velocidade dos blocos inimigos
object_set_sprite(global.evento,global.sprite_c)
object_event_add(global.evento,ev_step,0,'sprite_get_bbox_top(global.evento= 4) sprite_get_bbox_left(global.evento= 4) sprite_get_bbox_right(global.evento= 28) sprite_get_bbox_bottom(global.evento= 26)')
object_event_add(global.evento,ev_create,0,'global.posicao = choose(10,16,13,11,12,9,8,11,10) vspeed = global.posicao hspeed = 0')
object_event_add(global.evento,ev_animation_end,0,'instance_create(random(640),0,global.evento) instance_destroy()')
instance_create(random(640),500,global.evento)
//Mostra a bolinha
object_event_add(global.player_1,ev_draw,0,'draw_set_color(c_blue) draw_ellipse_color(x-16,y-16,x+16,y+16,c_blue,c_fuchsia,0) draw_set_color(c_black)')
//Mostra os blocos inimigos
object_event_add(global.evento,ev_draw,0,'draw_rectangle_color(x-16,y-16,x+16,y+16,c_black,c_dkgray,c_silver,c_red,0)')
//Cria o objeto principal
global.evento2 = object_add()
object_event_add(global.evento2,ev_create,0,'depth = -10 alarm[0]= 100')
object_event_add(global.evento2,ev_step,0,'score += 1')
object_event_add(global.evento2,ev_alarm,0,'instance_create(random(640),500,global.evento) alarm[0] = 100')
instance_create(1,400,global.evento2)
font_get_bold(1)
draw_set_color(c_blue)
//Mostra a pontuação na tela
object_event_add(global.evento2,ev_draw,0,"draw_set_color(c_dkgray) draw_rectangle(0,400,640,480,0) image_alpha = 0.6 draw_set_color(c_black) draw_rectangle(100,400,500,460,0) image_alpha = 1")
object_event_add(global.evento2,ev_draw,0,"draw_set_color(c_blue)draw_text_transformed(100,400,'PONTOS',2,2,0) draw_set_color(c_white)draw_text_transformed(270,400,score,2,2,0)")
//Cria um objeto para mostrar a chuva
global.evento3 = object_add()
object_event_add(global.evento3,ev_draw,0,"effect_create_below(ef_rain ,x,y,2,c_white)")
object_event_add(global.evento3,ev_create,0,'depth = 10')
instance_create(1,400,global.evento3)
//colisao da bola com o quadrado
object_event_add(global.player_1,ev_collision,global.evento,"highscore_show(score) game_restart()")
//OUTRAS CONFIGURAÇÕES
room_caption = 'Desvie dos quadrados,Engine de Victor Follador 2010'
show_score = false
draw_set_color(c_purple)
window_set_cursor(cr_uparrow)
background_color = c_maroon
effect_create_below(ef_explosion ,x,y,2,c_black)