Página 1 de 1

Tutorial Ambient Sounds by Röcks !

Enviado: Seg Jun 25, 2007 3:01 pm
por Mauricio Rocks
bom, galera! mta gte ainda n~~ao entendeu direito como se faz um som ambiente decente, portando eu vou tentar explicar aki para q v6 possam entender direito, ok??


- se vc não quer ter trabalho, simplesmente add diretamente no wad um som com o nome "AMBn", onde "n" deve ser um n° d 1 a 12... assim vc criará um som contínuo e repetitivo, que diminui conforme o jogador se distancia... para add no mapa, simplesmente add a thing correspondente, ou seja, se vc add um som com o nome "AMB5", obviamente a thing correpondente será a "Ambient sound 5", ok?


caso queira algo mais cmplexo, vc vai ter q editar o lump "SNDINFO"... apos criá-lo, a primeira coisa q vc deve fazer é criar um nome lógico para cada som q vc for usar; para isso, digite um nome fantasia, como "MEUSOM1" e, seguido por alguns espaços, o nome real do som... Agpra, para definir um sm ambiente, usamos o seguinte comando:


$AMBIENT <N°> <NOME LÓGICO> <TIPO> <MODO> <VOLUME>


ONDE:

<N°> = n° do som, q pode ser um n° de 0 a 64

<NOME LÓGICO> = nome lógico do som q vc definiu anteriromante

<TIPO> = pode ser:

"POINT", um som estático que abaixa conforme a distancia aumenta;
"SURROUND", um som no modo surrund no volume máximo;
"WORLD", um som que não diminui com a distância.

<MODO> = pode ser:

"CONTINUOUS", um som repetidamente infinito;
"PERIODIC <secs>", um som que é executado em intervals regulares, definidos em segundos (secs);
"RANDOM '<min> <max>", um som ue pode ser executado em tempos variados. É necessario definir o minimo (min) e o maximo (max) em SEGUNDOS o tempo em que o som pode variar até ser execuado novamente.

<VOLUME> = o volume do som, que pode ser um valor de 1 a 255;



não entendeu? olhe alguns exemplos q eu criei:



$AMBIENT 1 CPU POINT CONTINUOUS - cria um som estátio repetitivo;

$AMBIENT 2 MACHINEWORKING POINT PERIODIC 3 - cria um som estático que é executado a cada 3 segundos;

$AMBIENT 3 GLASS WORLD RANDOM 4 8 - cria um som não estático que pode ser executado "randomicamente" no limite de 4 (minimo) e 8 (maximo) segundos;



e, para adicionar o som no mapa, siga o exemplo mencionado no item 1!







espero te ajudado! qq coisa me perguntem!!!! e Logan, se quiser reforçar alguma coisa, fique a vontade!

Enviado: Seg Jun 25, 2007 5:03 pm
por Logan MTM
Faltou umas infos.
Assim se definem os Ambient Sounds mas você deixou pra trás como definir os Lumps primeiramente!

Enviado: Qua Jun 27, 2007 1:22 pm
por Mauricio Rocks
ah sim, mas isso é o bááááááááásico, mas ok, lah vai!


vamos usar o XWE, ok???


para definir um LUMP, vc deve abrir o WAD e, no menu "Entry" selecionar a opção "New Entry"... surgirá uma caixa de texto para vc colocar o nome do Lump. Digite "SNDINFO"; agora, siga as passos do item 2, e assim que seus scripts estiverem prontos, entre no menu "File" e clique em "close"... o XWE irá perguntar se vc deseja salvar as alterações no lump, escolha sim neh!!!!!





e mas uma coisa q e esqueci de falar:



Caso vc queira um ambient sound não repetitivo, isso é, um som que é executado uma única vez qdo for ativado, use o comando ACS "ambientsound("<nome lógivo> , <volume> );"...

Enviado: Qua Jun 27, 2007 8:43 pm
por MegaManx3
legal vou dar um jeito de passar isso pra wiki ainda hoje!,a sim um aviso,quando fizerem tutorias deem preferencia a wiki,afinal ela é nossa e esta ficando sem artigos novos(ela esta morrendo) se não fosse a boa vontade de alguns menbros do forum,ela ja estaria morta e não haveria necessidade do logan deixar ela online! poxa quando a gente propoe algo novo aqui,no começo todo mundo fica empolgado(a wiki é um exemplo) mas depois ela simplesmente acaba! poxa vamos ajudar galera! mauricio parabens pelo tuto,mas existem pessoas que necessitam olhar para ver como é que se faz,se puder coloque umas screenshots para montrar como faz,passo a passo. parabens pelo tutorial.