Tutorial Ambient Sounds by Röcks !
Enviado: Seg Jun 25, 2007 3:01 pm
bom, galera! mta gte ainda n~~ao entendeu direito como se faz um som ambiente decente, portando eu vou tentar explicar aki para q v6 possam entender direito, ok??
1° - se vc não quer ter trabalho, simplesmente add diretamente no wad um som com o nome "AMBn", onde "n" deve ser um n° d 1 a 12... assim vc criará um som contínuo e repetitivo, que diminui conforme o jogador se distancia... para add no mapa, simplesmente add a thing correspondente, ou seja, se vc add um som com o nome "AMB5", obviamente a thing correpondente será a "Ambient sound 5", ok?
2° caso queira algo mais cmplexo, vc vai ter q editar o lump "SNDINFO"... apos criá-lo, a primeira coisa q vc deve fazer é criar um nome lógico para cada som q vc for usar; para isso, digite um nome fantasia, como "MEUSOM1" e, seguido por alguns espaços, o nome real do som... Agpra, para definir um sm ambiente, usamos o seguinte comando:
$AMBIENT <N°> <NOME LÓGICO> <TIPO> <MODO> <VOLUME>
ONDE:
<N°> = n° do som, q pode ser um n° de 0 a 64
<NOME LÓGICO> = nome lógico do som q vc definiu anteriromante
<TIPO> = pode ser:
"POINT", um som estático que abaixa conforme a distancia aumenta;
"SURROUND", um som no modo surrund no volume máximo;
"WORLD", um som que não diminui com a distância.
<MODO> = pode ser:
"CONTINUOUS", um som repetidamente infinito;
"PERIODIC <secs>", um som que é executado em intervals regulares, definidos em segundos (secs);
"RANDOM '<min> <max>", um som ue pode ser executado em tempos variados. É necessario definir o minimo (min) e o maximo (max) em SEGUNDOS o tempo em que o som pode variar até ser execuado novamente.
<VOLUME> = o volume do som, que pode ser um valor de 1 a 255;
não entendeu? olhe alguns exemplos q eu criei:
$AMBIENT 1 CPU POINT CONTINUOUS - cria um som estátio repetitivo;
$AMBIENT 2 MACHINEWORKING POINT PERIODIC 3 - cria um som estático que é executado a cada 3 segundos;
$AMBIENT 3 GLASS WORLD RANDOM 4 8 - cria um som não estático que pode ser executado "randomicamente" no limite de 4 (minimo) e 8 (maximo) segundos;
e, para adicionar o som no mapa, siga o exemplo mencionado no item 1!
espero te ajudado! qq coisa me perguntem!!!! e Logan, se quiser reforçar alguma coisa, fique a vontade!
1° - se vc não quer ter trabalho, simplesmente add diretamente no wad um som com o nome "AMBn", onde "n" deve ser um n° d 1 a 12... assim vc criará um som contínuo e repetitivo, que diminui conforme o jogador se distancia... para add no mapa, simplesmente add a thing correspondente, ou seja, se vc add um som com o nome "AMB5", obviamente a thing correpondente será a "Ambient sound 5", ok?
2° caso queira algo mais cmplexo, vc vai ter q editar o lump "SNDINFO"... apos criá-lo, a primeira coisa q vc deve fazer é criar um nome lógico para cada som q vc for usar; para isso, digite um nome fantasia, como "MEUSOM1" e, seguido por alguns espaços, o nome real do som... Agpra, para definir um sm ambiente, usamos o seguinte comando:
$AMBIENT <N°> <NOME LÓGICO> <TIPO> <MODO> <VOLUME>
ONDE:
<N°> = n° do som, q pode ser um n° de 0 a 64
<NOME LÓGICO> = nome lógico do som q vc definiu anteriromante
<TIPO> = pode ser:
"POINT", um som estático que abaixa conforme a distancia aumenta;
"SURROUND", um som no modo surrund no volume máximo;
"WORLD", um som que não diminui com a distância.
<MODO> = pode ser:
"CONTINUOUS", um som repetidamente infinito;
"PERIODIC <secs>", um som que é executado em intervals regulares, definidos em segundos (secs);
"RANDOM '<min> <max>", um som ue pode ser executado em tempos variados. É necessario definir o minimo (min) e o maximo (max) em SEGUNDOS o tempo em que o som pode variar até ser execuado novamente.
<VOLUME> = o volume do som, que pode ser um valor de 1 a 255;
não entendeu? olhe alguns exemplos q eu criei:
$AMBIENT 1 CPU POINT CONTINUOUS - cria um som estátio repetitivo;
$AMBIENT 2 MACHINEWORKING POINT PERIODIC 3 - cria um som estático que é executado a cada 3 segundos;
$AMBIENT 3 GLASS WORLD RANDOM 4 8 - cria um som não estático que pode ser executado "randomicamente" no limite de 4 (minimo) e 8 (maximo) segundos;
e, para adicionar o som no mapa, siga o exemplo mencionado no item 1!
espero te ajudado! qq coisa me perguntem!!!! e Logan, se quiser reforçar alguma coisa, fique a vontade!