Doom 3 mais pesado que Quake IV!?
Enviado: Qui Fev 07, 2008 10:59 pm
Até antes de eu ter esse PC novo eu nunca tinha notado muitas diferenças entre a velocidade em que Doom 3 e Quake IV rodavam no PC (pois também eu rodava ambos no medium e as vezes no High). Mas hoje eu tive uma grande surpresa quando fui rodar o Doom 3 com as mesmas configs que eu rodo o Quake IV aqui (Anti-Aliasing 16x , High Effects , Shadows , Ultra Quality , 1024x768 , V-sync), e olhem os frames que eu obtive nessas screens:
Quake IV:

Doom 3:

Geralmente o Quake IV varia de frames entre 52 e 63 nessas configs , mas o Doom 3 estava variando de 15 a 30... Teóricamente ambos os jogos deveriam rodar igual (uma vez que ambos possuem a mesma engine) porém o Quake IV possui algumas otimizações para processadores 64 bits de núcleo duplo (que no meu caso estava ativada) diferente do Doom 3 que não possui nenhuma , mas eu dúvido que essa otimização tivesse tanta diferença , pois jogos mais leves como Half-Life 2: Lost Coast (que é um pouco mais pesado que o HL2 normal por possuir efeitos de luz mais avançados) ou Portal rodam com uma configuração parecida (rodo estes a 1280x1024) e a 60 fps cravados.
E então , qual a opinião de vocês sobre isso? Alguem sabe me informar porque isso ocorre?
Quake IV:

Doom 3:

Geralmente o Quake IV varia de frames entre 52 e 63 nessas configs , mas o Doom 3 estava variando de 15 a 30... Teóricamente ambos os jogos deveriam rodar igual (uma vez que ambos possuem a mesma engine) porém o Quake IV possui algumas otimizações para processadores 64 bits de núcleo duplo (que no meu caso estava ativada) diferente do Doom 3 que não possui nenhuma , mas eu dúvido que essa otimização tivesse tanta diferença , pois jogos mais leves como Half-Life 2: Lost Coast (que é um pouco mais pesado que o HL2 normal por possuir efeitos de luz mais avançados) ou Portal rodam com uma configuração parecida (rodo estes a 1280x1024) e a 60 fps cravados.
E então , qual a opinião de vocês sobre isso? Alguem sabe me informar porque isso ocorre?