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Doom 3 mais pesado que Quake IV!?

Enviado: Qui Fev 07, 2008 10:59 pm
por Fabio914
Até antes de eu ter esse PC novo eu nunca tinha notado muitas diferenças entre a velocidade em que Doom 3 e Quake IV rodavam no PC (pois também eu rodava ambos no medium e as vezes no High). Mas hoje eu tive uma grande surpresa quando fui rodar o Doom 3 com as mesmas configs que eu rodo o Quake IV aqui (Anti-Aliasing 16x , High Effects , Shadows , Ultra Quality , 1024x768 , V-sync), e olhem os frames que eu obtive nessas screens:

Quake IV:
Imagem

Doom 3:
Imagem

Geralmente o Quake IV varia de frames entre 52 e 63 nessas configs , mas o Doom 3 estava variando de 15 a 30... Teóricamente ambos os jogos deveriam rodar igual (uma vez que ambos possuem a mesma engine) porém o Quake IV possui algumas otimizações para processadores 64 bits de núcleo duplo (que no meu caso estava ativada) diferente do Doom 3 que não possui nenhuma , mas eu dúvido que essa otimização tivesse tanta diferença , pois jogos mais leves como Half-Life 2: Lost Coast (que é um pouco mais pesado que o HL2 normal por possuir efeitos de luz mais avançados) ou Portal rodam com uma configuração parecida (rodo estes a 1280x1024) e a 60 fps cravados.

E então , qual a opinião de vocês sobre isso? Alguem sabe me informar porque isso ocorre?

Enviado: Qui Fev 07, 2008 11:04 pm
por DooMAGE
Eu não lembro a fonte, mas ja foi dito em blogs, magazines etc que DooM 3 tem trava de FPS.

Por isso que o QIV a coisa flui melhor.

Enviado: Qui Fev 07, 2008 11:08 pm
por Fabio914
DooMAGE escreveu:Eu não lembro a fonte, mas ja foi dito em blogs, magazines etc que DooM 3 tem trava de FPS.

Por isso que o QIV a coisa flui melhor.
Ué , mas porque eles fariam isso?

Enviado: Qui Fev 07, 2008 11:10 pm
por DooMAGE
Talvez para evitar algum tipo de "motion Sickness" .. nao sei =o

Pegue por exemplo Halo 1 pra PC, ... eh a mesma coisa ele tb roda no max a 30fps. Ele tb tem essa "trava"

Enviado: Qui Fev 07, 2008 11:15 pm
por Fabio914
DooMAGE escreveu:Talvez para evitar algum tipo de "motion Sickness" .. nao sei =o

Pegue por exemplo Halo 1 pra PC, ... eh a mesma coisa ele tb roda no max a 30fps. Ele tb tem essa "trava"
Agora me lembro! Eu já tinha lido algo a respeito disso , mas parece que dá pra desbloquear isso no console , não?

EDIT: Parece que não é trava não Mage , eu dei uma olhada na net e parece que a trava é de 60fps e não 30fps , e eu executei o comando de destravamento e não mudou nada... :(

EDIT 2: A respeito dos FPS eu achei um artigo muito interessante na net sobre isso, vale a pena ler! http://www.100fps.com/how_many_frames_c ... ns_see.htm

Enviado: Sex Fev 08, 2008 12:29 am
por Gauderio
doom 3 tem trava de 60 fps, e se ativa o vsync, uma area que não conseguir atingir 60 de fps envez de 55 ou menos trava no 30

Enviado: Sex Fev 08, 2008 12:31 am
por DooMAGE
Gauderio escreveu:doom 3 tem trava de 60 fps, e se ativa o vsync, uma area que não conseguir atingir 60 de fps envez de 55 ou menos trava no 30
Exato.

Enviado: Sex Fev 08, 2008 2:14 am
por vitorzino
aparentemente doom 3 exagera em setores(coisa que no quake 4 eles inventaram um sistema de optimização bem interessante xD)
eh verdade pode conferir alguns detalhes que eles deixaram de lado pro fps nao reduzir

Enviado: Sáb Fev 16, 2008 11:03 pm
por Fabio914
Hehe! Que estranho , essa perda de frames ocorre apenas pelo anti-aliasing! Agora eu estou rodando Ultra Quality a 1280x1024 , com anti-aliasing 4x (convenhamos que nessa resolução não precisa de muito anti-aliasing) e com sombras e high effects , a 60 fps cravados (descendo às vezes para 30 quando há muita luz ou muita fumaça).

Enviado: Dom Fev 17, 2008 12:42 am
por Rico
acontece né
=D