Console da Tec Toy [+ ID Software - Specs Reveladas!]
Enviado: Qua Nov 12, 2008 12:05 pm
A 4ª plataforma. É assim que o Zeebo está sendo apontado por alguns dos grandes publishers do mercado de games - em alusão ao PlayStation 3, Wii e Xbox 360. O console, desenvolvido em parceria com a Qualcomm pela Zeebo Inc., braço norte-americano da Tectoy, foi apresentado pela companhia nesta quarta-feira (12), em coletiva de imprensa na cidade de São Paulo.
O Zeebo, fabricado nas instalações da Tectoy em Manaus, representa o fim da mídia física: todos os games serão armazenados no HD do aparelho, e baixados através de uma rede 3G proprietária, a ZeeboNet3G, em parceria com a Claro. O videogame será lançado em caráter experimental no 1º trimestre de 2009 em uma cidade do Brasil ainda a ser escolhida - Campinas e Curitiba são cotadas. Se tudo der certo, no Dia das Crianças do ano que vem o aparelho estará nas lojas de todo o país com um catálogo de 50 jogos.
"O Zeebo foi desenvolvido tendo em mente os países emergentes, onde a pirataria é um grande problema", explica Fernando Fischer, CEO da Tectoy, em entrevista exclusiva ao UOL. "Este modelo de negócio é totalmente inovador e trata-se da primeira iniciativa realmente antipirataria do mercado de games", completa. Cada jogo deve custar, em média, R$ 19,90, adquiridos através de cartões de pontos.
Como o conceito do Zeebo é de franquia, o executivo está de olho no Bric, grupo de países que, além de Brasil, inclui Rússia, Índia e China: "O grande beneficiado, se for para escolher um, é o publisher, que passa a arrecadar royalties de países emergentes". O console é imune à pirataria, já que os jogos não podem ser copiados ou transferidos para outras mídias.
Antes de aventurar-se por outros países, o Zeebo terá que provar a que veio no Brasil e, por estas bandas, o PlayStation 2 é o principal concorrente.
Para a Tectoy, o apelo de ter um produto legalizado, com jogos a preços acessíveis, é só um dos argumentos para conquistar o consumidor. "O modelo de compra é inovador, então os jovens ligados em baixar músicas e filmes vão baixar jogos também", aposta Vanessa Artea, gerente da marketing da companhia. "E temos o acelerômetro [controle sensível aos movimentos], que o PS2 não tem", completa.
Que fique claro, o Zeebo não é um aparelho voltado ao gamer, ou seja, o entusiasta e fanático por entretenimento eletrônico. O aparelho não chega nem perto de consoles como PlayStation 3 e Xbox 360, chegando, no máximo, ao potencial do PS2. E ainda vai levar tempo: "Em teoria, dentre de seis a doze meses, conseguiremos algo próximo a 'Resident Evil 4'", explica Reinaldo Normand, executivo da Zeebo Inc.
Até lá, no entanto, o que o aparelho será capaz de oferecer são jogos com qualidade entre o PSOne e o PlayStation 2, o que faz dos meninos entre 10 e 13 anos seu público-alvo. Mesmo assim, a Tectoy garante que o Zeebo não receberá apenas conversões de jogos para celulares, mas títulos feitos sob medida ou vindos de outras plataformas, como PC, PSP e até mesmo o celular Gizmodo, que teve curta carreira no mundo dos games.
Embora prefira ressaltar as características de videogame do Zeebo, a Tectoy não descarta, no futuro, explorar funções extras do aparelho: "Como o console é capaz de baixar conteúdo 'over-the-air' [literalmente, 'pelo ar'], imaginamos que no futuro ele possa baixar um player de foto ou de vídeo", diz Normand.
Fonte: UOL Jogos:
http://jogos.uol.com.br/ultnot/multi/20 ... u6448.jhtm
Gigantes do mercado de jogos credenciam Zeebo:
http://jogos.uol.com.br/ultnot/multi/20 ... u6449.jhtm
Iniciativa muito boa da TEC TOY, muito importante para o mercado nacional. Melhor ainda se eles derem chances pra produtoras nacionais desenvolverem algo para o console.
O Zeebo, fabricado nas instalações da Tectoy em Manaus, representa o fim da mídia física: todos os games serão armazenados no HD do aparelho, e baixados através de uma rede 3G proprietária, a ZeeboNet3G, em parceria com a Claro. O videogame será lançado em caráter experimental no 1º trimestre de 2009 em uma cidade do Brasil ainda a ser escolhida - Campinas e Curitiba são cotadas. Se tudo der certo, no Dia das Crianças do ano que vem o aparelho estará nas lojas de todo o país com um catálogo de 50 jogos.
"O Zeebo foi desenvolvido tendo em mente os países emergentes, onde a pirataria é um grande problema", explica Fernando Fischer, CEO da Tectoy, em entrevista exclusiva ao UOL. "Este modelo de negócio é totalmente inovador e trata-se da primeira iniciativa realmente antipirataria do mercado de games", completa. Cada jogo deve custar, em média, R$ 19,90, adquiridos através de cartões de pontos.
Como o conceito do Zeebo é de franquia, o executivo está de olho no Bric, grupo de países que, além de Brasil, inclui Rússia, Índia e China: "O grande beneficiado, se for para escolher um, é o publisher, que passa a arrecadar royalties de países emergentes". O console é imune à pirataria, já que os jogos não podem ser copiados ou transferidos para outras mídias.
Antes de aventurar-se por outros países, o Zeebo terá que provar a que veio no Brasil e, por estas bandas, o PlayStation 2 é o principal concorrente.
Para a Tectoy, o apelo de ter um produto legalizado, com jogos a preços acessíveis, é só um dos argumentos para conquistar o consumidor. "O modelo de compra é inovador, então os jovens ligados em baixar músicas e filmes vão baixar jogos também", aposta Vanessa Artea, gerente da marketing da companhia. "E temos o acelerômetro [controle sensível aos movimentos], que o PS2 não tem", completa.
Que fique claro, o Zeebo não é um aparelho voltado ao gamer, ou seja, o entusiasta e fanático por entretenimento eletrônico. O aparelho não chega nem perto de consoles como PlayStation 3 e Xbox 360, chegando, no máximo, ao potencial do PS2. E ainda vai levar tempo: "Em teoria, dentre de seis a doze meses, conseguiremos algo próximo a 'Resident Evil 4'", explica Reinaldo Normand, executivo da Zeebo Inc.
Até lá, no entanto, o que o aparelho será capaz de oferecer são jogos com qualidade entre o PSOne e o PlayStation 2, o que faz dos meninos entre 10 e 13 anos seu público-alvo. Mesmo assim, a Tectoy garante que o Zeebo não receberá apenas conversões de jogos para celulares, mas títulos feitos sob medida ou vindos de outras plataformas, como PC, PSP e até mesmo o celular Gizmodo, que teve curta carreira no mundo dos games.
Embora prefira ressaltar as características de videogame do Zeebo, a Tectoy não descarta, no futuro, explorar funções extras do aparelho: "Como o console é capaz de baixar conteúdo 'over-the-air' [literalmente, 'pelo ar'], imaginamos que no futuro ele possa baixar um player de foto ou de vídeo", diz Normand.
Fonte: UOL Jogos:
http://jogos.uol.com.br/ultnot/multi/20 ... u6448.jhtm
Gigantes do mercado de jogos credenciam Zeebo:
http://jogos.uol.com.br/ultnot/multi/20 ... u6449.jhtm
Iniciativa muito boa da TEC TOY, muito importante para o mercado nacional. Melhor ainda se eles derem chances pra produtoras nacionais desenvolverem algo para o console.