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Eu estou convocando pessoas para participarem da criação de um jogo FPS (real)! Quem quiser participar precisa saber um pouco de edição de Doom e ler as informações abaixo: 8)
Informações
Depois de ler o Tutorial de Ray-Casting, eu passei ontem e hoje trabalhando numa nova engine de jogo, o NeoCore, que desta vez tem potêncial de ter muitos dos recursos da engine do Doom (segue screenshot abaixo do que eu fiz em 2 dias)...
Embora esta screenshot seja muito parecida com a do Core antigo, se vocês notarem poderão ver que nesta eu tenho ângulo variavel (e não apenas 4 rotações), além disso essa screenshot já mostra um efeito básico de shading. Outra mudança é a resolução de tela, que agora é de 320x200 e não os 98x98 do Core antigo.
Voltando...
Com esta nova engine será possível ter um jogo com os seguintes recursos: Paredes de texturas variadas (de 64x64) Floors e Ceilings variados Armas variadas [+ ja implementado, só faltam as sprites das armas] Mouse Look [+ ja implementado] Movimentação e Rendering em 360º [+ ja implementado, embora ainda um pouco bugado] Inimigos variados
E mais várias coisas que fazem parte de um FPS "de verdade"
Mas infelizmente eu não tenho tempo, nem tanta criatividade, para desenvolver um FPS sózinho (por isso desenvolverei só o código). Por isso eu to fazendo esse tópico, para convocar pessoas interessadas em desenvolver esse FPS.
A principio eu preciso de ao menos 1 pessoa para desenhar os tiles (paredes e chãos) e imagens para o menu, 1 pessoa para criar as armas (sprites & sons), 1 pessoa para fazer os sons midi e mais alguém para fazer os mapas e história, mas se mais pessoas se interessarem e puderem participar de outras áreas do desenvolvimento, eu também ficaria muito grato.
O tema e história do FPS ainda não está determinado, aceito sugestões...
Obs.: Para participar basta saber trabalhar com edição no Doom (pois a resolução de tela é semelhante à do Doom e muitos recursos dessa engine são semelhantes aos do Doom [vide tópico do tutorial de ray-casting])
Obs.2: A engine esta sendo desenvolvida em C com a lib do Allegro e usa as técnicas de Ray-Casting, além de ter estruturas de dados para controle do mapa, do jogador e dos inimigos (este último ainda não implementado até agora).
Fabio, sua ideia ateh eh boa, mas nao creio que vá dar certo, ao menos reunindo só o pessoal daki, ja que os melhores manjadores ja estao ocupados fazendo wads e talz, outros tem que se preucupar com estudos ou sei la oq... isso tudo sem contar o fato de que este seria um projeto complexo, e vc deve se lembrar oque aconteceu com o ultimo projeto complexo que deu as caras neste forum....
Mas vamos ver ne? Quem sabe..
Re: Convocação [+ projeto][+ FPS]
Enviado: Dom Jul 26, 2009 12:52 am
por Fabio914
Cara sinceramente, esse projeto pode ser tudo menos complexo... Complexa é a parte da engine, que eu mesmo posso dar conta, mas as outras partes são bem mais simples e dependem muito mais da critatividade do que da técnica, por isso eu to chamando o pessoal ai
Re: Convocação [+ projeto][+ FPS]
Enviado: Dom Jul 26, 2009 12:54 am
por Space Marine
Eu tenho duvidas quanto a parte do ray casting.. mas de uma forma ou de outra acho que nao custa tentar.
Pode contar com minha ajuda noq precisar
Re: Convocação [+ projeto][+ FPS]
Enviado: Dom Jul 26, 2009 1:03 am
por Fabio914
Space Marine escreveu:Eu tenho duvidas quanto a parte do ray casting.. mas de uma forma ou de outra acho que nao custa tentar.
Pode contar com minha ajuda noq precisar
Aew! Valew Space!
Na verdade a parte do Ray-Casting já está toda pronta (foi o que eu fiquei fazendo nos 2 dias, além do resto da estrutura da engine), mas ainda falta corrigir alguns bugs (para alguns ângulos de visão as paredes não estão sendo "renderizadas" corretamente devido ao valor da tangente do ângulo, que faz algumas contas tenderem a zero ou ao infinito [o que faz bugar tudo, embora eu já tenha conseguido eliminar muitos dos erros de "estourar" variáveis]). Bom, com o ray-casting agente pode criar um FPS com texturas variadas sem precisar ter uma imagem para cada posição da tela (como você fez no Megatron e eu tinha feito nas versões anteriores do Core) , já é possível (principalmente com a própria função blit do Allegro, através de vários blits de partes especificas da imagem) redimensionar cada coluna da imagem, transformando uma imagem plana numa parede 3D (como acontece no Doom). Além disso o ray-casting é praticamente automatico (depois que implementado corretamente), carregado o mapa e as posições e ângulos do jogador, é só chamar a função do ray-casting que ele já monta todas as paredes (e chãos e tetos, se implementado) na tela, não é necessário fazer um tratamento para cada parede (o que já facilita muito).
Re: Convocação [+ projeto][+ FPS]
Enviado: Dom Jul 26, 2009 3:56 am
por Z-Man
Estamos ae o/
Re: Convocação [+ projeto][+ FPS]
Enviado: Dom Jul 26, 2009 7:40 am
por DU0
Fabio914 escreveu:e mais alguém para fazer os mapas e história
Fabio914 escreveu:O tema e história do FPS ainda não está determinado, aceito sugestões...
Oooooi :3
Re: Convocação [+ projeto][+ FPS]
Enviado: Dom Jul 26, 2009 11:28 am
por Betanol
Dexa ver se eu intendi...
Voce quer construir uma engine de fps do zero, se baseando na engine do Doom, para no maximo chegar numa engine que no maximo sera entre a do Doom e do DN3D???
Assim, muito foda pra exercitar tua habilidade de programacao mas, me parece que vc tem mais tempo livre que uma arvore!
Po.. vai fundo
Re: Convocação [+ projeto][+ FPS]
Enviado: Dom Jul 26, 2009 11:48 am
por Pedro Vc
Eu posso dar um help extraindo texturas etc....
Re: Convocação [+ projeto][+ FPS]
Enviado: Dom Jul 26, 2009 12:44 pm
por Fabio914
Betanol escreveu:Dexa ver se eu intendi...
Voce quer construir uma engine de fps do zero, se baseando na engine do Doom, para no maximo chegar numa engine que no maximo sera entre a do Doom e do DN3D???
Assim, muito foda pra exercitar tua habilidade de programacao mas, me parece que vc tem mais tempo livre que uma arvore!
Po.. vai fundo
XD
Eu só tenho essa próxima semana livre, espero poder terminar a engine a tempo do pessoal começar a desenvolver o jogo.
Mas sejamos mais modestos, essa engine não ficará melhor que a do Doom, mas do certeza que ficará melhor que a do Wolf e não tão boa quanto a do Doom.
Pedro Vc escreveu:Eu posso dar um help extraindo texturas etc....
As texturas das paredes desse FPS são 64x64 que é o mesmo tamanho das texturas de Floor do Doom... Eu tava pensando no pessoal criar algumas (pra não ficar muito repetitivo com Doom), mas se você achar algumas legais pode extrair sim.
DU0 escreveu:Oooooi :3
Aew DU0, se quiser pode bolar ai um tema pro FPS, eu realmente não sou muito criativo com essas coisas...
ZMan escreveu:Estamos ae o/
Valew ZMan!
Off
Para dar mais ânimo ai, vejam essa shot que eu fiz agora a pouco:
Agora eu já implementei Texture Mapping das paredes. Assim que eu corrigir os bugs de alguns ângulos da engine eu posto o programa aqui para vocês verem como está ficando.
Off.2: Também adicionei "strafe", agora já da pra movimentar tanto no modo oldschool (setinhas, e atira com Ctrl) quanto no newschool (mouse look, atira com botão do mouse e WASD).
@Space: Tem um modo de eu travar o mouse dentro da janela do jogo no Allegro? Eu já tentei com várias funções (como as que delimitam a área do mouse) ou forçando o mouse a ficar dentro da tela se a posição X Y dele for maior que a resolução da tela, mas mesmo assim ainda não da certo...