Página 1 de 1

DECORATE : Truques básicos [+ Tutorial]

Enviado: Sáb Set 19, 2009 6:54 pm
por Pedro Vc
Mais um tutorial para novatos em Decorate. De novo, ter conhecimentos básicos sobre Decorate é fundamental. Caso você não tenha, leia alguns dos tutoriais da wiki e aprenda alguma coisa.

Scale

O scale é uma propriedade extremamente útil, que pode aumentar ou diminuir o tamanho de um actor sem a necessidade de editar os sprites. Vamos supor que você quer criar um super imp gigante:
actor FuckingMegaImp 2666
{
obituary "%o was burned by an imp."
hitobituary "%o was slashed by an imp."
health 60
radius 20
height 56
mass 100
:arrow: scale 2
speed 8
painchance 200
seesound "imp/sight"
painsound "imp/pain"
deathsound "imp/death"
activesound "imp/active"
MONSTER
+FLOORCLIP
blablablablabla
{
}
Isso fará que o tal imp fique com o dobro do seu tamanho normal. Um valor de 0.5 fará com que o imp fique com metade do seu tamanho e um valor de 0.25 fará com que ele fique com um quarto do tamanho.
Você pode usar também xscale e yscale que modificam a altura ou a largura do actor. Infelizmente eu não me recordo agora qual é qual, agradeceria se alguém postasse uma explicacão :?

Renderstyle
Renderstyle é uma propriedade que modifica a aparência do actor, de novo sem necessidade de edição de sprites. Os renderstyles podem ser:

None- O actor fica invisível
Fuzzy- Um efeito semelhante ao Spectre
Translucent- O actor fica transparente
Add- O actor usa transparência aditiva

Há também mais outros, porém esses são os mais simples.

A_jump

Se não me engano, alguém já escreveu sobre isso, mas de qualquer modo aqui vai uma explicação.
A_Jump (int chance, str "state", ...)
A_Jump (int chance, int offset, ...)


Essa função faz com que se pulem algumas frames, sendo uma função incrivelmente útil. o chance é a chance do actor pular para determinada frame, que pode ser de 0 a 256. 128 seria 50%, com uma chance de 0, o actor nunca pulará e como uma chance de 256 o actor sempre pulará. O State faz com que o actor pule para um determinado estado e o offset faz com que ele pule algumas frames.

Vamos supor que você queira fazer um super baron of hell com 3 ataques diferentes:
Missile:
BOSS A 0 A_Jump (128, "TripleMissile")
BOSS A 0 A_Jump (128, "NukeMissile")

BOSS EF 8 A_FaceTarget
BOSS G 8 A_BruisAttack
goto See

TripleMissile:
BOSS EF 8 A_FaceTarget
BOSS G 8 A_CustomMissile("TripleMissile",48,0)
BOSS EF 4 A_FaceTarget
goto See

NukeMissile:
BOSS EF 8 A_FaceTarget
BOSS G 4 A_CustomMissile("Nuke",48,0)
goto See
Esse script faz com que o Baron tenha 50% de chance de pular par os states TripleMissile ou NukeMissile.


Espero que tenham gostado do tutorial :P

Fonte : Zdoom Wiki

Re: DECORATE : Truques básicos [+ Tutorial]

Enviado: Sáb Set 19, 2009 7:37 pm
por Slime Dweller
já conhecia as 3 técnicas, só não sabia usa o renderstyle.
inclusive fui eu quem escrevi o do A_Jump =P
tem o Translation tb.

Re: DECORATE : Truques básicos [+ Tutorial]

Enviado: Sáb Set 19, 2009 8:18 pm
por Logan MTM
Ae galera, www.brdoom.com/wiki !

Lá não se a sua contribuição não se "perde". :lol:

Re: DECORATE : Truques básicos [+ Tutorial]

Enviado: Sáb Set 19, 2009 10:28 pm
por Rico
Fico incoerete Logan
Lá sua contribuição não se perde!

Re: DECORATE : Truques básicos [+ Tutorial]

Enviado: Sáb Set 19, 2009 11:27 pm
por Space Marine
Logan MTM escreveu: Lá não se a sua contribuição não se "perde". :lol:
Imagem

Re: DECORATE : Truques básicos [+ Tutorial]

Enviado: Dom Set 20, 2009 12:26 am
por Logan MTM
?!

Re: DECORATE : Truques básicos [+ Tutorial]

Enviado: Qua Set 23, 2009 6:53 pm
por Mathey Bu
pedro vc vc tambem pode usar assim:

A_Jump(128, "missile, "pain", "see")

dai ele tem 128 de chance para pular para um desses estados. Eu prefiro esse porque da uma porcentagem exata!