Script advanced tutorial
Enviado: Ter Set 22, 2009 7:02 pm
Esse conteudo e para basicos +. Se você não conhece essa progamação, consulte a zdoom wiki antes de ler isso!
vum bora:
ACS - Action Compiled Script é geralmente utilizado para um conjunto de ações. Ex:
Aki tres portas se abrem ao mesmo tempo:
Legal, mas... por quê?
Porque antigamente na engine de doom, os programadores tinham ideias revolucionádoras, mas não tinham ACS para facilitar ainda mais a engine. Um exemplo é a fase 7 do doom², que você precisa matar todos os monstros pra passar de fase. Eles ao invés de usar Scripts usavam Mapinfo.
Depois de grande sucesso pelo jogo, eles queriam avançar um pouco mais. Foi daí que criaram o HEXEN! Que graças ao ACS o jogo foi um grande sucesso.
Depois desse sucesso foi criado a configuração DOOM IN HEXEN FORMAT ou ZDOOM/GZDOOM. Que Facilitaram muito a programação, podendo fazer milhares de coisas ao mesmo tempo.
O que o ACS influência?
Conjunto de varidas ações
Comunicação ao suporte de functions
Comunicação ao suporte do wad, ex: decorate, sndinfo...
Checagem de variaves, strings, bools e ações
...
Agora vamos aprender o que é um script avançado!
vejamos um script básico de conjuntos:
agora um de checagem:
No caso quando você matar todos imps aparecera uma mensagem.
e o que é um script void? Aquele que só pode ser ativado por linha?
tamém, mas também poder ser ativado por ACS. Na verdade o tipo VOID indica que nao vai retorna nenhum valor a variável.
Aki um de suporte ao decorate:
Aki da um item ao ator
Mas agora aki:
Isso é útil quando você quer executar um script numa linha dando as informações sem precisar ficar indo no script editor
o INT NUMBER em parêntes = Argumento 1
no própio mapa você pode definir a ação 80 e o argumento dela.
breve mais...
vum bora:
ACS - Action Compiled Script é geralmente utilizado para um conjunto de ações. Ex:
Aki tres portas se abrem ao mesmo tempo:
Código: Selecionar todos
Script 1 (void)
{
Door_Open(1, 20);
Door_Open(2, 20);
Door_Open(3, 20);
}
Porque antigamente na engine de doom, os programadores tinham ideias revolucionádoras, mas não tinham ACS para facilitar ainda mais a engine. Um exemplo é a fase 7 do doom², que você precisa matar todos os monstros pra passar de fase. Eles ao invés de usar Scripts usavam Mapinfo.
Depois de grande sucesso pelo jogo, eles queriam avançar um pouco mais. Foi daí que criaram o HEXEN! Que graças ao ACS o jogo foi um grande sucesso.
Depois desse sucesso foi criado a configuração DOOM IN HEXEN FORMAT ou ZDOOM/GZDOOM. Que Facilitaram muito a programação, podendo fazer milhares de coisas ao mesmo tempo.
O que o ACS influência?
Conjunto de varidas ações
Comunicação ao suporte de functions
Comunicação ao suporte do wad, ex: decorate, sndinfo...
Checagem de variaves, strings, bools e ações
...
Agora vamos aprender o que é um script avançado!
vejamos um script básico de conjuntos:
Código: Selecionar todos
Script 1 open
{
Door_Open(2, 40);
Door_Open(3, 40);
}
No caso quando você matar todos imps aparecera uma mensagem.
Código: Selecionar todos
Script 1 (void)
{
While (ThingCountName("DoomImp", 0) > 0)
{
delay(1);
}
print(s: "voce matou todos os imps!");
}
tamém, mas também poder ser ativado por ACS. Na verdade o tipo VOID indica que nao vai retorna nenhum valor a variável.
Aki um de suporte ao decorate:
Aki da um item ao ator
Código: Selecionar todos
Script 1 (void)
{
GiveInventory("UltimateMissile", 1);
}
Código: Selecionar todos
Script 1 (int number)
{
GiveInventory("HealthBonus", number)
}
o INT NUMBER em parêntes = Argumento 1
no própio mapa você pode definir a ação 80 e o argumento dela.
breve mais...