What about...UDMF Editor?
- Fabio914
- Mensagens: 1757
- Registrado em: Dom Mai 21, 2006 4:38 pm
- 17
- Localização: Sampa/Sanca
- Contato:
What about...UDMF Editor?
Eu geralmente não criaria um tópico neste sub-fórum de programação sem ter alguma base já criada, mas ao ver as screenshots dos mapas no UDMF (vide portal BrDoom) e ao ler a especificação deste, eu pensei, porque não?
Então ai fica minha sugestão: o que acham de criarmos um editor de mapas (da BrDoom!) para Doom no formato UDMF (que alias, é até bem simples)?
Dada a simplicidade do formato (texto escrito mesmo...), algo assim poderia ser feito com qualquer linguagem de programação com suporte a arquivos e pode-se até fazê-lo usando Allegro ou alguma outra lib gráfica.
Logicamente não criaremos um Doom Builder 2 e nem nos será necessário conhecimentos sobre BSP, raycasting, etc... Mas poderíamos fazer uma ferramenta em especial para usuários da BrDoom que complementasse a utilização de outras ferramentas, como Doom Builder 2.
Aguardo comentários.
Então ai fica minha sugestão: o que acham de criarmos um editor de mapas (da BrDoom!) para Doom no formato UDMF (que alias, é até bem simples)?
Dada a simplicidade do formato (texto escrito mesmo...), algo assim poderia ser feito com qualquer linguagem de programação com suporte a arquivos e pode-se até fazê-lo usando Allegro ou alguma outra lib gráfica.
Logicamente não criaremos um Doom Builder 2 e nem nos será necessário conhecimentos sobre BSP, raycasting, etc... Mas poderíamos fazer uma ferramenta em especial para usuários da BrDoom que complementasse a utilização de outras ferramentas, como Doom Builder 2.
Aguardo comentários.
Re: What about...UDMF Editor?
Se for em C++, count me in!
Jogando atualmente:
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
- Logan MTM
- Mensagens: 2895
- Registrado em: Dom Dez 11, 2005 8:12 pm
- 18
- Localização: Rio de Janeiro - Brasil
- Contato:
Re: What about...UDMF Editor?
Se não há sequer o intuito de se comparar ao DB2 (que já faz a tarefa muito bem), eu acho perda de tempo.Fabio914 escreveu:Logicamente não criaremos um Doom Builder 2...
Re: What about...UDMF Editor?
Logan, projetos vão evoluindo com o tempo... Começa como um editor de Doom, termina como uma engine licenciada que deixa a Unreal 3 no chinelo...
Jogando atualmente:
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
- Logan MTM
- Mensagens: 2895
- Registrado em: Dom Dez 11, 2005 8:12 pm
- 18
- Localização: Rio de Janeiro - Brasil
- Contato:
Re: What about...UDMF Editor?
Tá mas...
Não foi o que o Fabio disse!
Não foi o que o Fabio disse!
Re: What about...UDMF Editor?
Bem, ninguém começa a vida dizendo que vai ser presidente dos estados unidos, mas eventualmente pode acontecer.... ou não ^^
Jogando atualmente:
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
Re: What about...UDMF Editor?
Se, a princípio, a ideia não é absurda, então não há esperança para ela.
A. Einstein.
Tendo em mente isso, nao vejo o porque de nao comecar ja o projeto!
A. Einstein.
Tendo em mente isso, nao vejo o porque de nao comecar ja o projeto!
Desk:
Intel Core i7 980X @ 4.25GHz
EVGA X58 SLi Classified
12 GB OCZ 1800 MHz
2x XFX HD 5870 @ 1000/1300
Dell 24WFP 24"
Note:
Alienware M15X // Core i7 740 QM 2.93 GHz // 4 GB DDR3 // 500 GB // GTX 460M // 15.6"
Intel Core i7 980X @ 4.25GHz
EVGA X58 SLi Classified
12 GB OCZ 1800 MHz
2x XFX HD 5870 @ 1000/1300
Dell 24WFP 24"
Note:
Alienware M15X // Core i7 740 QM 2.93 GHz // 4 GB DDR3 // 500 GB // GTX 460M // 15.6"
- Fabio914
- Mensagens: 1757
- Registrado em: Dom Mai 21, 2006 4:38 pm
- 17
- Localização: Sampa/Sanca
- Contato:
Re: What about...UDMF Editor?
Eu, a principio, pensaria em montar uma ferramenta que pudesse complementar de alguma forma o uso de outras ferramentas de edição (como o DB2), logicamente esta poderia evoluir para algo maior...Logan MTM escreveu:Se não há sequer o intuito de se comparar ao DB2 (que já faz a tarefa muito bem), eu acho perda de tempo.Fabio914 escreveu:Logicamente não criaremos um Doom Builder 2...
[alias, acho que da pra fazer algo do nível do WadAuthor, se este for o objetivo]
Eu também não consideraria perda de tempo pois ganha-se conhecimento e experiência ao fazer um projeto destes (mesmo que pequeno).
Aeee! Valew o apoio!xducke escreveu:Se, a princípio, a ideia não é absurda, então não há esperança para ela.
A. Einstein.
Tendo em mente isso, nao vejo o porque de nao comecar ja o projeto!
Não acho que seja necessário partirmos para orientação a objetos, com linguagem estruturada conseguimos bolar isso. O que necessitamos é definir os tipos de dados para vértices, linhas e setores, bolar um modo de armazena-los e acessarmos de forma otimizada (listas ligadas [em menor eficiência] ou árvores de busca AVL [mais eficientes]), de resto é utilizar alguma biblioteca gráfica para exibir o desenho das linhas e vértices na tela e ter a interface de usuário para edição (podemos usar Allegro, Open-GL, etc... qualquer uma que de um blit na tela ^^).DU0 escreveu:Se for em C++, count me in!
Re: What about...UDMF Editor?
Mas mas mas mas a coisa fica tão mais organizada quando orientada à objetos D:
Jogando atualmente:
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
- Logan MTM
- Mensagens: 2895
- Registrado em: Dom Dez 11, 2005 8:12 pm
- 18
- Localização: Rio de Janeiro - Brasil
- Contato:
Re: What about...UDMF Editor?
A única forma de complementar o Dom Builder é se vcs criarem um Plugin que renderize o que está sendo feito no 3DMode (3D Floors, Slopes, Ceiling/Floors Rotation, etc)Fabio escreveu:Eu, a principio, pensaria em montar uma ferramenta que pudesse complementar de alguma forma o uso de outras ferramentas de edição (como o DB2)...
A citação foi boa, mas empregada no sentido contrário.xducke escreveu:Se, a princípio, a ideia não é absurda, então não há esperança para ela.
A. Einstein.
Se vc não almejar algo grandioso...
E eu adoraria participar. Adoraria mesmo. Mas não tenho base NENHUMA pra programador.