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What about...UDMF Editor?
Enviado: Ter Jan 26, 2010 8:48 pm
por Fabio914
Eu geralmente não criaria um tópico neste sub-fórum de programação sem ter alguma base já criada, mas ao ver as screenshots dos mapas no UDMF (vide portal BrDoom) e ao ler a especificação deste, eu pensei, porque não?
Então ai fica minha sugestão: o que acham de criarmos um editor de mapas (da BrDoom!) para Doom no formato UDMF (que alias, é até bem simples)?
Dada a simplicidade do formato (texto escrito mesmo...), algo assim poderia ser feito com qualquer linguagem de programação com suporte a arquivos e pode-se até fazê-lo usando Allegro ou alguma outra lib gráfica.
Logicamente não criaremos um Doom Builder 2 e nem nos será necessário conhecimentos sobre BSP, raycasting, etc... Mas poderíamos fazer uma ferramenta em especial para usuários da BrDoom que complementasse a utilização de outras ferramentas, como Doom Builder 2.
Aguardo comentários.

Re: What about...UDMF Editor?
Enviado: Ter Jan 26, 2010 9:44 pm
por DU0
Se for em C++, count me in!
Re: What about...UDMF Editor?
Enviado: Qua Jan 27, 2010 8:25 am
por Logan MTM
Fabio914 escreveu:Logicamente não criaremos um Doom Builder 2...
Se não há sequer o intuito de se comparar ao DB2 (que já faz a tarefa muito bem), eu acho perda de tempo.

Re: What about...UDMF Editor?
Enviado: Qua Jan 27, 2010 8:57 am
por DU0
Logan, projetos vão evoluindo com o tempo... Começa como um editor de Doom, termina como uma engine licenciada que deixa a Unreal 3 no chinelo...

Re: What about...UDMF Editor?
Enviado: Qua Jan 27, 2010 10:01 am
por Logan MTM
Tá mas...
Não foi o que o Fabio disse!
Re: What about...UDMF Editor?
Enviado: Qua Jan 27, 2010 10:04 am
por DU0
Bem, ninguém começa a vida dizendo que vai ser presidente dos estados unidos, mas eventualmente pode acontecer.... ou não ^^
Re: What about...UDMF Editor?
Enviado: Qua Jan 27, 2010 11:58 am
por xducke
Se, a princípio, a ideia não é absurda, então não há esperança para ela.
A. Einstein.
Tendo em mente isso, nao vejo o porque de nao comecar ja o projeto!

Re: What about...UDMF Editor?
Enviado: Qua Jan 27, 2010 3:01 pm
por Fabio914
Logan MTM escreveu:Fabio914 escreveu:Logicamente não criaremos um Doom Builder 2...
Se não há sequer o intuito de se comparar ao DB2 (que já faz a tarefa muito bem), eu acho perda de tempo.

Eu, a principio, pensaria em montar uma ferramenta que pudesse complementar de alguma forma o uso de outras ferramentas de edição (como o DB2), logicamente esta poderia evoluir para algo maior...
[alias, acho que da pra fazer algo do nível do WadAuthor, se este for o objetivo]
Eu também não consideraria perda de tempo pois ganha-se conhecimento e experiência ao fazer um projeto destes (mesmo que pequeno).
xducke escreveu:Se, a princípio, a ideia não é absurda, então não há esperança para ela.
A. Einstein.
Tendo em mente isso, nao vejo o porque de nao comecar ja o projeto!

Aeee! Valew o apoio!
DU0 escreveu:Se for em C++, count me in!
Não acho que seja necessário partirmos para orientação a objetos, com linguagem estruturada conseguimos bolar isso.

O que necessitamos é definir os tipos de dados para vértices, linhas e setores, bolar um modo de armazena-los e acessarmos de forma otimizada (listas ligadas [em menor eficiência] ou árvores de busca AVL [mais eficientes]), de resto é utilizar alguma biblioteca gráfica para exibir o desenho das linhas e vértices na tela e ter a interface de usuário para edição (podemos usar Allegro, Open-GL, etc... qualquer uma que de um blit na tela ^^).
Re: What about...UDMF Editor?
Enviado: Qua Jan 27, 2010 3:47 pm
por DU0
Mas mas mas mas a coisa fica tão mais organizada quando orientada à objetos D:
Re: What about...UDMF Editor?
Enviado: Qua Jan 27, 2010 6:02 pm
por Logan MTM
Fabio escreveu:Eu, a principio, pensaria em montar uma ferramenta que pudesse complementar de alguma forma o uso de outras ferramentas de edição (como o DB2)...
A única forma de complementar o Dom Builder é se vcs criarem um Plugin que renderize o que está sendo feito no 3DMode (3D Floors, Slopes, Ceiling/Floors Rotation, etc)
xducke escreveu:Se, a princípio, a ideia não é absurda, então não há esperança para ela.
A. Einstein.
A citação foi boa, mas empregada no sentido contrário.
Se vc não almejar algo grandioso...
E eu adoraria participar. Adoraria mesmo. Mas não tenho base NENHUMA pra programador.
