SimVidA
Enviado: Dom Jul 11, 2010 11:45 pm
Esse jogo é pra quem curte Vida Artifical, algoritmo genético, programação, biologia, evolução e afins:
O SimVidA (Criado por Rodrigo Setti) é um programa que simula um mundo bidimensional (se bem que tb tem o tempo :scratch: ) onde vivem os "biotas", seres natantes que se alimentam dos grãos de comida que surgem expontaneamente pelo mundo conforme a disponibilidade de energia do ambiente. O objetivo de cada biota é alcançar os grãos de comida para obter energia o bastante para fazer a reprodução. Quando eles geram filhos, estes podem ser cópias idênticas deles, ou sofrer alguma mutação na seqüência de dados que é o seu "ADN".
A consquencia disso é que eles sofrem evolução darwiniana, e ao longo das gerações vão se adaptando competitivamente ao meio ambiente que o jogador configurar. Existem várias formas de se divertir com o programa, mas a que eu mais gosto é a de fazer guerras biológicas entre diferentes linhagens de biotas (pondo as mutações em 0% e inserindo indivíduos de cada linnhagem no ambiente). No final, apenas a linhagen/espécie mais adaptada ao ambiente proposto vai continuar existindo. Na época da faculdade eu e alguns amigos fazíamos até campeonatinhos de biotas![Very Happy :D](./images/smilies/icon_e_biggrin.gif)
Existem duas versões prontas do programa, a primeira em Delphi e a segunda em C (ou C++, sei lá qual, pois não sei nada dessas linguagens
). EXiste também o projeto para uma terceira versão, mais elaborada. Os links e diferenças de cada uma:
SimVidA Reborn: É a versão "corrente" do programa. É mais complexo, tem uma simulação física de "água" mais bonita (digo, o nado dos biotas. O fundo é branco), possibiliade de se criar paredes no ambiente, e os biotas têm DNA bem mais complexo; Link http://sites.google.com/site/rodrigosetti/simvida
SimVidA: Foi a primeira versão, criada por volta de 2003, se não me engano. É bem mais simples, mas possui um editor de biotas. Nos pcs de hoje, pode acontecer de ela rodar a velocidades muito rápidas, como ocorre nalguns jogos antigos. Essa versão quase se extinguiu, e hoje só existe mesmo a que eu upei para o meu blog. Link http://www.osamorais.com.br/2009/05/16/simvida/
SimVidA3, ou Projeto "Beagle Life": Projeto para uma terceira versão série escrito em 2007. Desde então está "engavetada" por falta de tempo do criador. É o primeiro onde haverá mais de um nicho ecológico (produtores -> consumidores primários -> predadores), o que evita o surgiemnto de uma espécie "ótima global", cessando a evolução. Além disso, esses nichos podem aumentar com o tempo de simulação, pois mais de uma linhagem de cada nível trófico pode se diferenciar e tals. Se alguém se interessrar em ver, eu upei o pdf do projeto no 4shared; Link http://www.4shared.com/document/jecx5Is ... -life.html
Como a maioria aqui gosta de jogos e programação, achei que era pertinente. No mais, se alguém fizer algum biota fodão, eu e os "simvida maniacs" remanescentes teremos prazer em fazer lutar com os nossos!![Twisted Evil :twisted:](./images/smilies/icon_twisted.gif)
Ah, e na página do autor tb tem muita coisa legal com os códigos liberados e tals: http://sites.google.com/site/rodrigosetti/
O SimVidA (Criado por Rodrigo Setti) é um programa que simula um mundo bidimensional (se bem que tb tem o tempo :scratch: ) onde vivem os "biotas", seres natantes que se alimentam dos grãos de comida que surgem expontaneamente pelo mundo conforme a disponibilidade de energia do ambiente. O objetivo de cada biota é alcançar os grãos de comida para obter energia o bastante para fazer a reprodução. Quando eles geram filhos, estes podem ser cópias idênticas deles, ou sofrer alguma mutação na seqüência de dados que é o seu "ADN".
A consquencia disso é que eles sofrem evolução darwiniana, e ao longo das gerações vão se adaptando competitivamente ao meio ambiente que o jogador configurar. Existem várias formas de se divertir com o programa, mas a que eu mais gosto é a de fazer guerras biológicas entre diferentes linhagens de biotas (pondo as mutações em 0% e inserindo indivíduos de cada linnhagem no ambiente). No final, apenas a linhagen/espécie mais adaptada ao ambiente proposto vai continuar existindo. Na época da faculdade eu e alguns amigos fazíamos até campeonatinhos de biotas
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Existem duas versões prontas do programa, a primeira em Delphi e a segunda em C (ou C++, sei lá qual, pois não sei nada dessas linguagens
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Como a maioria aqui gosta de jogos e programação, achei que era pertinente. No mais, se alguém fizer algum biota fodão, eu e os "simvida maniacs" remanescentes teremos prazer em fazer lutar com os nossos!
![Twisted Evil :twisted:](./images/smilies/icon_twisted.gif)
Ah, e na página do autor tb tem muita coisa legal com os códigos liberados e tals: http://sites.google.com/site/rodrigosetti/