Antes de qlq coisa:
1º Aqui eu vou falar mal do pwad PsycoPhobia, se vc gosta dele... argumente numa boa

2º Tenho visto que a questão é ainda mais subjetiva do que eu pensava. Tanto melhor.
3º Acho que isso vale mais para pwads newschool.
Tem alguns pwads que, apesar da qualidade ótima, são muito chatos de se jogar. Estou com a última versão de Psycophobia aqui desde antes de entrar no fórum, e ainda não fechei, por pura falta de saco.
Os mapas são ótimos, bonitos, bem feitos, com temas variados, scripts (marromenu) bem elaborados, etc. Mas passar por eles, para mim, é um chatisse do cão.
Tentei elencar algumas coisas que acredito tornarem o gameplay meio chato, vejam se concordam comigo:
* Pouca munição nas fases iniciais. (Obrigar a usar Melee é legal, desde que não se entupa o mapa com inimigos que tenham projéteis e hitscan!)
*Armas pouco eficientes (Em outros dá de encarar uns 10 barões com uma sshotgun, ali não. Ademais, você normalmente tem que chegar perto de um inimigo para não desperdiçar munição)
*Inimigos muito eficientes (morrer com um ataque até é legal contra um chefão. Contra um demônio qlq, não. Além disso, em campo aberto o player é praticamente indefeso; e, por mais que as armas em geral obriguem o player a se aproximar, a maoria dos inimigos têm aqtaques de curto alcance muito eficientes)
*Inimigos com health muito alto. (Ficar 5 minutos escondido e atirando numa MeatBeast com a shotgun = tédio)
*História pouco consistente (Estou num castelo medieval, e daí sou teletransportado para uma nave espacial tomada por monges primitivos, que mataram os marines, sendo que mal saí de uma prisão onde barbaros tentam matar a mim e aos demônios. WTF?!)
*Ação mal elaborada. Não sei explica o pq, mas em psycophobia, e ação é muito... chata.
*"Armadilhas" chatas Abrir uma porta e dela sairem 30 demons sendo que vc só tem uma shotgun e uma chaingun é um saco. Aliás, 30 demons vindo da mesma porta são um saco, e só.
Algumas coisas que eu acho boas em um pwad:
*Impacto bem feito É "gostoso" atirar no LOS, pex, ao passo que aqueles "pión" caricatos dos puffs do KDiZD são broxantes.
*Interação mapa/monstro Gosto de ver monstros e mapas "combinando", tipo, um sniper em locais altos, um monstro que pula de repente de uma esquina, zumbis simulando a população que antes vivia ali. Muitos pwads tem mapas que, depois de feitos, paracem ter sido povoados a esmo.
*"Estranhamento" Aqui falo só por mim mesmo, mas eu gosto quando um pwad me supreende. Isso não quer dizer que quanto mais mudanças melhor, mas algo causar estranhamento é sempre bom
*Variação de temas Esse tema surgiu no tópico do Mathey esses dias. Acho muito legais os primeiros mapas do NeoDoom, que te obrigam a usar coisas do cenário como proteção contra tiro e tals, mas lá pelo 5-6, o ambiente fica meio repetitivo - mas logoisso muda.
*Variação consistente de temas Aqui acho que muitos discordarão. - Passar de um bairro industrial para dentro de uma indistria é crível; passar de uma cidade a bairro residencia tb; ou de uma fazenda para uma mata. Mas mudar de uma base HighTech para um castelo medieval, NÃO! (Exceto se ele forno inferno e tals...) Disseram no tópico do Mathey que Doom3 e LOS são repetitivos, eu acho que a variação neles é mais sutil e cuidadosa do que em outros jogos; mas eu realmente não quero tranformar isso num "é repetitivo X não é repetitivo"; só acho que, se a história "in game" não for convincente, fodeo
Enfim, é isso. O que você acha que pode tornar um pwad chato de ser jogado? Concorda/discorda de algo que eu citei?
Acho essa discussão útil para ajudar a bolar pwads agradáveis de ser jogados e coisa e tal.