Dúvidas (novo)

Mapas, Editores e tudo mais relacionado a Edição de DooM você encontra aqui.
Regras do fórum
LEIA COM ATENÇÃO
Antes de postar alguma dúvida utilize a função de pesquisar do fórum, pois a sua dúvida talvez já tenha sido respondida!
Avatar do usuário
Sgt. Mark IV
Mensagens: 485
Registrado em: Qui Dez 03, 2009 2:29 pm
Answers: 0
14
Localização: SP

Re: Dúvidas (novo)

Mensagem por Sgt. Mark IV »

Tenta fazer o bicho normal, só que tira o ataque. Na hora que ele vai atacar, só coloca Goto See.
[LUTO] Megaman Deathmatch ganhou um Caco. Aqui jaz a honra do Skulltag.
O que esse futuro sombrio reserva para nós agora? "Barney Vs. Teletubies"? Ou "Cocoricó Vs. Castelo Ra-Tim-Bum"?
Avatar do usuário
Lord DooM1.666
Mensagens: 1169
Registrado em: Qui Jan 10, 2008 9:19 pm
Answers: 0
16
Localização: Pernambuco - Brasil

Re: Dúvidas (novo)

Mensagem por Lord DooM1.666 »

Hum... Blz, vou tentar!
Imagem
Playing:

Xbox: Ninja Gaiden Black / Mortal Kombat Deception
(Gemei)Snes: Black Thorne / Biker Mice from Mars
(Gemei)Genesis: Shadow Dancer / Road Rash
PC: Infernal / El Matador
Avatar do usuário
Sgt. Mark IV
Mensagens: 485
Registrado em: Qui Dez 03, 2009 2:29 pm
Answers: 0
14
Localização: SP

Re: Dúvidas (novo)

Mensagem por Sgt. Mark IV »

1) Como crio um céu novo? Eu importo a textura SKY4, ai quando eu vou no mapinfo e coloco o Sky4, ele simplesmente não aparece, o céu fica preto.


2) Como eu determino um chefe? Por exemplo, quero que a fase acabe depois de matar todos os Cyberdemons. O que eu faço?
[LUTO] Megaman Deathmatch ganhou um Caco. Aqui jaz a honra do Skulltag.
O que esse futuro sombrio reserva para nós agora? "Barney Vs. Teletubies"? Ou "Cocoricó Vs. Castelo Ra-Tim-Bum"?
Wa59
Mensagens: 983
Registrado em: Sex Abr 21, 2006 9:54 pm
Answers: 0
18
Localização: Jundiaí - SP
Contato:

Re: Dúvidas (novo)

Mensagem por Wa59 »

Sgt. Mark IV escreveu:1) Como crio um céu novo? Eu importo a textura SKY4, ai quando eu vou no mapinfo e coloco o Sky4, ele simplesmente não aparece, o céu fica preto.


2) Como eu determino um chefe? Por exemplo, quero que a fase acabe depois de matar todos os Cyberdemons. O que eu faço?
A primeira eu não sei, mas posso responder a segunda. (só funciona em zdoom doom in hexen format)
Se o chefe for apenas um monstro, como por exemplo um cyberdemon, é só ir na propriedades dele, e definir uma ação, no caso a para terminar o nível, ou abrir uma porta.

Se for mais de um, pode ser feito usando ACS (script do doom) com uma função while.
Antes de escrever o script você precisa definir todos os monstros com uma tag, na propriedades dele. Como por exemplo tag 1.

Você pode até escrever frescuras, tipo mostrar quantos monstros faltam matar pra salvar a terra!
Olha um exemplo que fiz...

Código: Selecionar todos

script 1 open //Batalha dos IMPs... =D
{
	while(thingcount(t_imp, 1) > 0) //nesse "t_imp", 1 você muda pra "t_monstro, tag"
	{
		HudMessagebold(s:"Existem ", d:thingcount(t_imp, 1), s:" tinhosos vivos!!";
		HUDMSG_PLAIN, 1, CR_GREEN, 0.1, 0.9, 1.0);
		delay(7);
	}
	
	HudMessagebold(s:"VOCE SALVOU A TERRA!";
		HUDMSG_PLAIN, 1, CR_GREEN, 0.1, 0.9, 2.0);
	delay(20);

}
No final do script pode ser colocada qualquer outra função, como abrir uma porta ou acionar um elevador e até mesmo terminar o mapa.
Swim... Swim... Hungry...
Dopefish lives.
Avatar do usuário
Sgt. Mark IV
Mensagens: 485
Registrado em: Qui Dez 03, 2009 2:29 pm
Answers: 0
14
Localização: SP

Re: Dúvidas (novo)

Mensagem por Sgt. Mark IV »

Caraio, legal hein!

Eu preciso de algum programa pra criar um ACS, ou é só ir lá no wad, criar um novo arquivo, usar o highlight de ACS, e já era?

E como ele vai saber de que fase esse ACS se refere? Por exemplo, essa fase que eu quero é a sexta fase, então eu tenho que deixar o scrip em baixo do marcador MAP06?


EDIT: Outra coisa, já comecei a fazer o mapa em ZDoom in Doom format, se eu mudar o projeto pra ZDoom in Hexen format, vai alterar alguma coisa? (Uso o Doom Builder 1)
[LUTO] Megaman Deathmatch ganhou um Caco. Aqui jaz a honra do Skulltag.
O que esse futuro sombrio reserva para nós agora? "Barney Vs. Teletubies"? Ou "Cocoricó Vs. Castelo Ra-Tim-Bum"?
Avatar do usuário
Lord DooM1.666
Mensagens: 1169
Registrado em: Qui Jan 10, 2008 9:19 pm
Answers: 0
16
Localização: Pernambuco - Brasil

Re: Dúvidas (novo)

Mensagem por Lord DooM1.666 »

Não cara, ao usar o formato Zdoom em hexen format, aparecerá a opção "Script" automaticamente.
Vc precisa baixar o >>ZwadConv<< que converte mapas em DooM format para hexen format.

No arquivo há um readme de como usar!

Aproveita e converta o DOOM2.wad também, e coloque como arquivo de Zdoom in hexen format/GzDoom no builder

E cara, pq vc não baixa e usa a cfg do Gzdoom?

EDIT Vai na nossa wiki, (link na assinatura) que vc pode aprender um pouco mais de ACS
Imagem
Playing:

Xbox: Ninja Gaiden Black / Mortal Kombat Deception
(Gemei)Snes: Black Thorne / Biker Mice from Mars
(Gemei)Genesis: Shadow Dancer / Road Rash
PC: Infernal / El Matador
Avatar do usuário
Sgt. Mark IV
Mensagens: 485
Registrado em: Qui Dez 03, 2009 2:29 pm
Answers: 0
14
Localização: SP

Re: Dúvidas (novo)

Mensagem por Sgt. Mark IV »

Beleza, vou baixar, ler a wiki, e dar umas fuçadas pra ver o que aprendo. Valeu!


EDIT:
Wa59 , nesse script que você postou ai, o que eu precisaria colocar pra terminar a fase depois do delay? E pra terminar a fase, mas ir pra fase secreta?


Sei que isso parece idiota, mas, tem alguma maneira de colocar condição de derrota no Doom? Por exemplo, não deixar um marine amigo morrer. Se ele morre, carrega o ultimo quicksave. (é que meu WAD vai ter personagens, e pra não deixa-los morrer, eu tava pensando em deixa-los com 999999 de vida, mas fica estranho :P)
[LUTO] Megaman Deathmatch ganhou um Caco. Aqui jaz a honra do Skulltag.
O que esse futuro sombrio reserva para nós agora? "Barney Vs. Teletubies"? Ou "Cocoricó Vs. Castelo Ra-Tim-Bum"?
Avatar do usuário
Pedro Vc
Mensagens: 3260
Registrado em: Ter Jul 15, 2008 4:40 pm
Answers: 0
15

Re: Dúvidas (novo)

Mensagem por Pedro Vc »

Tipo, pra fazer a fase terminar depois dos cybers mortos é muito mais fácil pôr um cyberdemonspecial no MAPINFO.
Esperando
-Deus Vult 2 SE
-NeoDoom 2
And Current Projects
-Lucifer's Rising
Avatar do usuário
Sgt. Mark IV
Mensagens: 485
Registrado em: Qui Dez 03, 2009 2:29 pm
Answers: 0
14
Localização: SP

Re: Dúvidas (novo)

Mensagem por Sgt. Mark IV »

Como faço isso? Só escrevo cyberdemonspecial na parte que fala sobre o mapa?
Mas lembrando que os Cyberdemons do meu WAD são modificados (apesar de usarem o mesmo número do original, assim, substituindo.), será que isso não afeta?.
[LUTO] Megaman Deathmatch ganhou um Caco. Aqui jaz a honra do Skulltag.
O que esse futuro sombrio reserva para nós agora? "Barney Vs. Teletubies"? Ou "Cocoricó Vs. Castelo Ra-Tim-Bum"?
Avatar do usuário
Logan MTM
Mensagens: 2895
Registrado em: Dom Dez 11, 2005 8:12 pm
Answers: 0
18
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Contato:

Re: Dúvidas (novo)

Mensagem por Logan MTM »

Sgt. Mark IV escreveu:o que eu precisaria colocar pra terminar a fase depois do delay? E pra terminar a fase, mas ir pra fase secreta?
Exit_Normal(); e Exit_Secret();
não deixar um marine amigo morrer. Se ele morre, carrega o ultimo quicksave.
Seu amigo precisa de uma TAG, 101 por exemplo, e um script que check se ele esta vivo:

Script 1 (VOID)
{
While (CheckActorProperty(101,Aprop_Health) > 0)
{
Delay(1);
}
//Faça aqui o que vc quiser!
}