1º Eu o jogo.
2º Muitos falam mal sem ter jogado
3º Julgam o livro pela capa
Falarei sobre o jogo e no final darei minhas conclusões.
Muitas partes irei tirar o wikipedia já que explica muita coisa.
E por ultimo, LEIAM TUDO ANTES DE FALAR BESTEIRAS E CRITICAS.
Tibia é um jogo de RPG via Internet (MMORPG), o qual se passa em um universo medieval e os jogadores podem interagir diretamente uns com os outros e com o mundo do jogo. A primeira versão de Tibia foi lançada em janeiro de 1997, o que faz do jogo um dos mais antigos do gênero em atividade.
Tibia começou como um experimento não comercial de programação por três estudantes universitários alemães de Ciências da Computação rodado no sistema de computadores da Universidade de Regensburg em 1997; com muitos de seus gráficos emprestados do jogo single-player clássico Ultima VI e fortemente confiando em voluntários para a administração do jogo, criação e desenho dos níveis.
Inicialmente, o jogo era apenas um hobby de seus criadores, que auto-intitularam sua equipe de CIP Productions. Com o crescimento do jogo, decidiram torná-lo um empreendimento comercial, e para gerenciá-lo fundaram a empresa CipSoft.
Tibia é um jogo que pode ser jogado gratuitamente por tempo indeterminado, porém há a opção de se criar contas pagas (chamadas de Premium Accounts), as quais oferecem aos jogadores áreas e funcionalidades adicionais no jogo.
Os gráficos do jogo são em duas dimensões, apresentando um grande número de detalhes nos objetos, pessoas e outros seres. A tela principal do jogo apresenta uma vista superior, mostrando toda a área próxima ao jogador.
Como todo RPG você vai caçando e ganhando levels e ficando mais forte, você começa numa ilha chamada Rookgaard onde você fica até lv8 e aprende noções básicas, quando chega nesse level podera escolher entre 4 vocações:
Knight (cavaleiro): é o melhor em luta corpo-a-corpo, e possui uma grande poder físico, alto poder defensivo, e o maior total de pontos de vida; ele possui uma baixa habilidade com magias, consegue usar apenas um número bem limitado delas e o efeito delas não é tão forte quanto com as outras vocações; devido a sua força física, é a vocação que pode carregar o maior peso de itens consigo.
Sorcerer (feiticeiro): pode usar um grande número de magias, e inflige um dano ou cura relativamente alto com elas, possui um alto mana (pontos necessários para usar magias) e os sorcerers concentram o seu poder mágico mais em magias ofensivas do que as de suporte. Possui a pior habilidade defensiva de todas as vocações, e uma baixa habilidade de luta corpo-a-corpo; devido à sua fraca força física, pode carregar apenas um peso bem pequeno de itens em comparação aos knights.
Druid (druida): é igual ao sorcerer em todos os aspectos, exceto por
concentrar o seu poder mágico mais em magias de suporte do que de ataque, e por possuir uma habilidade defensiva ligeiramente maior (mas ainda assim baixa). Os sorcerers e os druidas são freqüentemente chamados de mages (magos).
Paladin (Paladino): possui a melhor habilidade em ataque a distância (uso de arco-e-flecha, e lançamento de objetos como facas ou pedras); possui uma habilidade mágica razoável (maior do que a do knight, e menor do que a dos magos), e é capaz de usar um número de magias maior do que o knight (porém menos do que os magos). Possui uma habilidade em luta corpo-a-corpo entre a dos magos e a do knight, e uma habilidade com escudos tão boa quanto o knight; entretanto, como o arco-e-flecha requer o uso das duas mãos, não podem usar escudo quando caçando com esta arma (o que os torna extremamente vulneráveis a ataques físicos corpo-a-corpo).
Habilidades
Além do nível, os personagens possuem os skills (habilidades) que determinam o quão bem fazem determinada coisa: quanto mais pontos em um dado skill, melhor.
Há os skills de luta corpo-a-corpo, que são o de luta com espadas, com clavas e com machados; o skill de luta a distância; o de uso de escudo; e o de pesca. Eles aumentam a medida com que as suas respectivas habilidades forem usadas, porém a velocidade com que sobem depende da vocação.
Nas skills de luta corpo-a-corpo, o knight avança mais rapidamente, enquanto que os magos são os mais lentos e o paladino se encontram em um ponto intermediário. Na skill de uso de escudo, o knight e o paladino são os mais rápidos, e os magos avançam bem lentamente (porém o druid avança um pouco mais rápido que o sorcerer). Na de luta a distância, o paladin avança rapidamente, enquanto que as outras vocações são bem lentas. Na de pesca, todas as vocações avançam na mesma velocidade.
Magias
Há no total 65 magias no jogo. Se um personagem pode ou não adquirir uma determinada magia depende: de sua vocação, de seu nível,seu nível de magia (ML, popularmente falado no jogo) e se possuem ou não a Premium Account. É necessário pagar uma taxa em dinheiro do jogo para se aprender alguma magia.
As magias são classificadas em cinco categorias: de ataque, de cura, de summon (invoca monstros para ajudar na luta), de suprimento (cria itens), e de suporte. Cada uma dessas categorias é subdividida em dois tipos: magias instantâneas (o seu efeito se dá diretamente após serem usadas), e magias de runa (quando usadas, o seu efeito é armazenado em uma runa mágica, a qual pode ser usada mais tarde).
Cada magia quando usada consome certo número de pontos de mana, e uma magia não pode ser usada se não houver mana o bastante. O mana pode ser recuperado se o personagem se alimentar (o mana se regenera gradativamente), ou se ingerir uma poção que recupere o mana (ele é recuperado instantaneamente).
As magias que criam runas e outros itens requerem, além do mana, soul points (pontos de alma). Se não houver mana e soul points o bastante, a runa ou item não pode ser criado. Os soul points se regeneram gradativamente quando se derrota monstros que dêem pontos de experiências maiores ou iguais do que o nível do personagem, ou quando se está dormindo.
Um fator importante que determina a eficiência de uma magia é o magic level (nível mágico, ou nível de magia) de um personagem: quanto maior for o magic level, maior será o dano ou cura infligido pela magia. O fator que determina o nível mágico de um personagem é o quanto pontos de mana ele já gastou no total, cada nível possui uma certa quantidade de pontos necessários para ser atingido. As vocações avançam em magic level em velocidades distintas: os magos são os mais rápidos, seguidos pelos paladins, e os mais lentos são os knights.
Morte
Quando um personagem atinge zero ponto de vida, ele morre. Contudo em Tibia a morte não é o fim do jogo: o personagem é revivido e transportado para o templo de sua cidade natal. Entretanto, ainda que um personagem possa morrer um número ilimitado de vezes, há diversas perdas ao ser derrotado.
Inicialmente, quando um personagem morre, ele perde 10% de seus pontos de experiência e de seus skills; mais todos os itens que ele carregava em contêineres (como em mochilas ou sacolas), e uma chance de 10% para cada item equipado de perdê-lo. Todavia, é possível reduzir tais perdas: há um amuleto caro (Amulet of Loss ou AOL) que previne a perda de itens, e a promoção e as bênçãos(blesses) reduzem a perda de experiência e de skills.
Um personagem que morre até voltar ao nível cinco perde todos os seus pontos de experiência, todos os seus skills, todos os itens consigo (mesmo que tenha o amuleto que previne perdas), todas as suas magias, a própria vocação, e é transportado de volta para a ilha introdutória de Rookgaard (em vez do templo de sua cidade natal).
Quests
As quests (às vezes traduzidas como "missões" ou "buscas") são determinadas tarefas ou missões que os personagens podem realizar, as quais os recompensam com itens, dinheiro do jogo, ou vantagens (como por exemplo, passar a poder comprar certos itens ou ir a certos lugares).
As quests variam em complexidade e dificuldade, havendo algumas delas que podem ser completadas em questão de minutos e outras que podem levar horas ou mesmo dias. A execução de uma quest pode envolver derrotar certos monstros, viajar até certos lugares, resolver enigmas, conseguir certos itens,conseguir as 4 vocações para fazer, ou uma combinação desses elementos.
Parte das quests pode ser completada por qualquer personagem, enquanto que outras possuem certos requerimentos, como estar acima de certo nível ou possuir Premium Account.
Nota: boatos dizem que somente 10% das quests foram descobertas, muitos itens ainda não se sabe como pegar.
Modos de Jogo
Existem 3 tipos de server: pvp, non-pvp e pvp enforced
PVP (Player Versus Player): server onde você pode matar outro personagem mas você fica marcado com uma caveira, dependendo da quantidade de mortes a caveira muda de cor, dependendo da quantidade de mortes essa caveira fica por longo tempo e caso exagere pode ter conta suspensa ou apagada.
Non PVP: O combate de jogador contra jogador está completamente desabilitado nesse modo, e é expressamente proibido matar outros personagens por qualquer meio (por exemplo, bloqueando o caminho de alguém para que um monstro o mate).
Não é possível inferir qualquer dano a outros personagens, e as magias dos jogadores que criam campos mágicos (como fogo, eletricidade, ou veneno) duram por bem menos tempo do que nos outros modos e são inofensivas a outros personagens.
PvP-enforced
Não há qualquer restrição quanto a matar outros jogadores. Na realidade, isso é incentivado.
Nos outros modos de jogo, um personagem tem de esperar dois segundos depois de usar magia para poder usar de novo; mas nesse modo de jogo o tempo é reduzido para um segundo. Nenhuma das cinco bênçãos está disponível no modo em questão, e nem o amuleto que previne a perda de itens.
Ao contrário de em Normal PvP, em PvP-enforced os personagens podem receber pontos de experiência por matarem outros personagens. Porém, apenas o recebem se a vítima não for muito mais fraca que o agressor.
Guilds
Também chamadas de clãs ou de guildas, são uma associação de jogadores que podem, por exemplo, serem formadas por pessoas com algum interesse em comum, por um grupo de amigos, etc.
Uma guild possui um líder e no mínimo quatro vice-líderes, e apenas podem entrar nela quem foi convidado pelo líder ou um dos vices. Para possuir uma dessas duas posições, ou fundar uma guild, é necessário ter Premium Account; porém qualquer jogador pode ser convidado para se juntar a uma.
Os membros de uma guild dispõem de um canal de bate-papo e de um fórum exclusivo para ela. O líder também pode alugar um local para ser a sede da guild, onde os seus membros podem se reunir, dormir e guardar suas coisas.
Estar em uma determinada guild também pode significar ter status e proteção dos seus membros; e, não raramente, as decisões importantes envolvendo a política e a comunidade de um mundo do jogo são tomadas e/ou executadas pelas guilds mais fortes.
Casas
Os jogadores com Premium Account podem alugar casas. Elas podem ser decoradas pelos jogadores, servem para dormir, para guardar itens, e como proteção. Apenas pode entrar em uma dada casa quem o dono autorizou.
Cidades
No Tibia existem diversas cidades, entre elas, algumas de importância relativamente grande em Tibia. Essas cidades se localizam em diversos locais do continente do jogo (conhecido dentro do jogo como Main) ou em alguma ilha próxima.
Para viajar de uma para outra se pode ir a pé, ou usar algum meio de transporte (barco ou tapete mágico). Contudo há cidades onde apenas pode se chegar usando algum meio de transporte e apenas jogadores com Premium Account podem usá-los (a exceção da balsa que leva às Ice Islands, que todos podem usar), o que significa que tais locais são de acesso apenas para esses jogadores.
Nota: O mapa de tibia é normalmente baseado em paises e continentes existentes no mundo, outros inventados.
Ankrahmun: é uma das cidades localizada no deserto do continente de Darama, ela é formada por pirâmides e é governada por um faraó morto-vivo. Essa cidade é de acesso apenas a quem possui Premium Account.
Ab'Dendriel: é a cidade dos elfos. A cidade, localizada a nordeste do continente tibiano, possui uma grande vegetação e as casas construídas em árvores. Seu nome vem da palavra grega déndron, que significa árvore.
Carlin: é a cidade rival da de Thais (a capital do mundo de Tibia). Em sua história, Carlin foi palco de uma grande guerra; e atualmente ela é governada apenas por mulheres, que tomaram o controle da cidade.
Darashia: é uma das cidades do deserto do continente de Darama, ela é famosa pelo mel que produz. Essa cidade é de acesso apenas a quem possui Premium Account.
Edron: é a única cidade da ilha de mesmo nome, nessa cidade é possível comprar magias que não podem ser conseguidas em nenhum outro lugar. Essa cidade é de acesso apenas a quem possui Premium Account.
Kazordoon: é a cidade dos dwarfs (anões). Com o seu conhecimento sobre água e terra, seus artesãos e engenheiros construíram a cidade em um vulcão extinto. Seus habitantes basicamente sobrevivem pela mineração e o artesanato de equipamentos de batalha. O nome da cidade vem da palavra Khazad-dûm, que significa "Mina dos anões", de acordo com o Khuzdûl (a língua dos anões do universo de Senhor dos Anéis).
Liberty Bay: é a cidade da ilha de Vandura, que fica no arquipélago Shattered Isles. A cidade é famosa por seus recursos naturais, especialmente a sua cana de açúcar da qual é feita rum. Essa cidade é de acesso apenas a quem possui Premium Account.
Port Hope: é a cidade localizada no centro da selva do continente de Darama, é uma colônia de Thais. Essa cidade é de acesso apenas a quem possui Premium Account.
Rookgaard: é a única cidade da ilha introdutória de mesmo nome
Thais: é a maior e mais antiga cidade. Ela considera a si própria como sendo a capital de Tibia, mesmo que o seu rei Tibianus III nunca o tenha confirmado oficialmente.
Venore: é uma grande cidade de mercadores. Na história do jogo, ela inicialmente começou com um grupo de colonizadores de Thais (a capital de Tibia), contudo agora chega a rivalizar com essa cidade em termos de riqueza. Os comerciantes locais encontram-se associados em fortes grupos.
Vilas
Existem pequenos povoados situados nas proximidades das grandes cidades. São esses:
Banuta: É um pequeno povoado de macacos localizado ao norte de Tiquanda (a selva do continente de Darama). Apenas acessível a quem tem Premium Account.
Chor: Um povoado habitado principalmente por lagartos localizado ao sul da entrada de acesso a Tiquanda por Ankrahmun. Apenas acessível a quem tem Premium Account.
Cormaya: Uma ilhota localizada ao sul de Edron. Apenas acessível a quem tem Premium Account.
Drefia: É uma cidade fantasma isolada à oeste de Darashia. Apenas acessível a quem tem Premium Account.
Elven Village: Uma fortaleza de elfos localizada ao sul do Green Claw Swamp em Venore.
Fibula: Uma ilha localizada ao sul de Thais. É acessada por um túnel.
Greenshore: Fica ao noroeste de Thais. Lá é possível às vezes encontrar Grorlam, chefe dos Stone Golem's, um monstro poderoso de Tibia.
Northport: Uma vila localizada ao norte de Carlin e ao lado do Amazon Camp.
Orc Fortress: A perigosa fortaleza de Orcs se localiza a leste de Ab'Dendriel e é habitada por ogros, dragões e ciclopes.
Outlaw Camp: Uma floresta habitada por foras da lei: minotauros, ogros, guerreiros selvagens, bandidos e assassinos.
Ghostland: Um local situado a oeste de Carlin, que contém zumbis e escorpiões, pode ser acessado por caixas ou pela parte norte.
Folda: é uma das Ice Islands, é acessível apenas pela balsa localizada ao Noroeste de Carlin, possui ursos polares, lobos, rotworms (minhocas carniceiras, ao pé da letra), minotauros e outros; a ilha possui acesso subterrâneo às outras Ice Islands. Às vezes essa ilha é atacada por um Yeti.
Vega: é uma das Ice Islands, é acessível também pela balsa de Carlin, contém apenas ursos polares e lobos. Lá mora o Papai Noel de Tibia.
Senja: é uma das Ice Islands, é acessível também pela balsa. Possui algumas casas e o forte Minotauro Feiticeiro.
Curiosidades
Em 1999 havia o seguinte texto na página do jogo: "Sound will definitely be implemented. This will take some time, but the sound tracks can be composed meanwhile. The format will be MIDI", que quer dizer "O som definitivamente será implementado. Isso tomará algum tempo, mas as faixas de som podem ser compostas nesse meio tempo. O formato será MIDI". Até o presente momento, Tibia não possui som.
No início do desenvolvimento do jogo, havia disponível no site do jogo uma lista de coisas que faltavam em Tibia. Alguns dos itens dessa lista, como couro e galinhas, foram apenas introduzidas recentemente; enquanto que alguns dos outros, como gatos e cavalos, ainda não estão no jogo.
O primeiro jogador de Tibia apenas veio três dias depois do jogo ser lançado , ele se chamava Albe e entrou no dia 10 de janeiro de 1997
No início de 2001, foi derrotado pelos jogadores o Ferumbras; que era um personagem extremamente poderoso (para os padrões do jogo da época) e que era controlado por um funcionário da CipSoft. Recentemente, Ferumbras atacou novamente, ele voltou como um "monstro" pertencente ao jogo, muito poderoso por sinal, quem matá-lo pode conseguir, entre outros itens o Ferumbras' Hat.
O primeiro jogador do jogo a adquirir uma Premium Account foi o Flattery, e no dia seguinte recebeu uma homenagem e um presente dos criadores .
Em setembro de 2003 os servidores de Tibia foram hackeados , o que fez com que o serviço do jogo fosse suspendido por cinco dias e que todas as senhas dos jogadores tivessem de ser mudadas e enviadas para eles por e-mail.
Em 2001 havia textos na página do jogo dizendo que na fase final do projeto de Tibia o código dos servidores e o protocolo de comunicação do jogo seriam publicados, mas eles nunca foram liberados; hoje a página diz que eles não estão disponíveis ao público
Segue imagens de alguns itens, monstros e fotos do jogo.

























































Roupas que personagem pode ter:































Comentarios por mim:
Tibia pode ser considerado por muitos um jogo horrivel pelo simples fato de não ter som, ñ ser 3d, muita gente, etc.
Mas tem uma coisa que atrai muitos jogadores que é a jogabilidade, isso que muitas vezes falta num rpg.
Confesso que tem muita gente idiota que joga e atrapalha, mas em todos tem.
A configuração necessaria não é pesada e roda em janela, o que permite fazer outras coisas, o jogo se aproxima mais da "realidade" e tudo tem historia ou motivo em sua existencia, nada é criado e ñ se sabe pq, tudo tem motivo.
Muitos irão falar um monte aki, mas espero que acabem dando algum valor nesse topico, demorei +1 hora para fazer.
Atualmente to sem muito que falar, mas por enquanto é so isso.