Gráficos
- Realmente a ambientação é muito bonita e os modelos 3D são ótimos (da um pouco de lag em cenas em que há personagens conversando) , porém não foi isso que me impressionou no jogo (pois para mim isso já era esperado) , mas o que realmente me impressionou foi a quantidade de modelos 3D no mapa , tudo o que aparece na tela é 3D (inclusive as plantas e principalmente elas , pois são a maioria das coisas).
Screenshot que eu tirei:

Física
- Outra coisa que também não me impressionou muito pois me lembrou mais a física do Half-Life 2 , a vantagem do Crysis é que quando você pega objetos , você realmente pega eles , diferente do Half Life 2 em que o objeto apenas aparece suspenso na sua frente. Outra coisa que realmente me impressionou foi a presença dos pés! Isso mesmo! Você , quando olha para baixo , consegue ver seus pés pisando nas coisas. Outra coisa legal é que quando você pega uma arma , você também realmente pega a arma , tem a animação das suas mãos indo pegar a arma.
- Os danos também impressionam , pois diferente de outras engines em que ele é meio genérico (por exemplo , você atira num objeto , outra parte dele que você não atirou se quebra) , no Crysis ele é totalmente interativo (porém ainda persistem aqueles bugs de mortos não se acomodarem ao chão perfeitamente, como numa vez que matei um cara e ele ficou com as mãos um pouco levantadas , sem cairem no cão , mas isso é minimo se comparado a outras engines como Half Life I e Half Life 2 em que o modelo 3D chega a atravessar paredes quando morre).
Veículos
- Os veículos também impressionam , não só pela riqueza de detalhes mas pelas funções , como de escolher a posição em que ocupar no veículo , e para o piloto , aparece na tela informações mais precisas , como a velocidade (em mph).
Jogabilidade
- A jogabilidade é boa , não difere muito de outros jogos estilo guerra (embora Crysis não chegue a ter cenas de guerra tão grandes quanto de outros jogos). Por exemplo , você tem as teclas Q e E que servem para desviar. E , assim como no ET:QW , com o botão do meio do mouse (ou roda , como no meu caso) você pode acessar algumas funções , no ET:QW elas são de rádio e trocar arma , no Crysis são de funções da roupa , acessórios das armas (também acessados pela tecla C) e troca de armas.
Lag
- No meu PC (Athlon 64 X2 2x2,6ghz , 2GB RAM , nVidia GeForce 8600) quase não obtive lag (apenas nas cenas em que haviam personagens conversando , pois os detalhes dos modelos das personagens , principalmente dos rostos , são incríveis) , embora eu estivesse rodando no high a 1024x768 , sem anti-aliasing. Algo que eu achei bem legal do Crysis a respeito do lag , é o sistema que faz com que modelos 3D só fiquem com mais detalhes quando você está próximo deles , diminuindo bastante a quantidade de coisas a serem carregadas (com detalhes) na tela.
- O tempo de carregar do Crysis é menor que o do ET:QW , porém enche o saco até aparecer o menu (ao menos na versão demo) pois aparecem umas 10 animações de empresas e da engine (desde EA , nVidia até Intel , entre outras) e mais 2 indicações de não recomendavel para menores de 16 e de 17 anos (respectivamente).
Minha nota: 7/10
Embora eu tenha gostado de bastante coisa ainda acho que o jogo ficou muito pesado pelo gráfico que era mostrado (que mesmo sendo detalhando ainda não atingiu minhas espectativas).
Recomendo que baixem ele (quem puder baixar e ter como rodar) e experimentem , mas não esperem muito mais do que qualquer outro jogo que você já conheça (a não ser pelas mudanças de gráficos e física do jogo).
Falow!

EDIT:
Se quiserem depois tiro mais screenshots e coloco aqui , mas acho desnecessário pois já existem muitas screenshots na internet com o jogo rodando com qualidade maior do que a que eu estou rodando aqui.