Já possui mapa em formato de matriz , vista em 2D e 3D.
OBS.: Eu que fiz o algoritmo desse 3D do jogo , quem quiser eu ensino a fazer.

Screenshot

Download do Beta
http://rapidshare.com/files/148872663/L ... o.rar.html
SSKLegaia escreveu:Cara, que foda xD
Eu quer aprender, se você mandar pro meu e-mail qualquer dia eu estudo com calma ^^
So seu fan véio xD
Código: Selecionar todos
comando = getch();
switch(comando){
case'j':rot--; break; /* rotação para esquerda */
case'l':rot++; break; /* rotação para direita */
case'w':if(rot==1){ y--; } /* Ir para cima */
else if(rot==2){ x++; }
else if(rot==3){ y++; }
else if(rot==4){ x--; }
break;
case's':if(rot==1){ y++; } /* Ir para baixo */
else if(rot==2){ x--; }
else if(rot==3){ y--; }
else if(rot==4){ x++; }
break;
case'd':if(rot==1){ x++; } /* Ir para esquerda */
else if(rot==2){ y++; }
else if(rot==3){ x--; }
else if(rot==4){ y--; }
break;
case'a':if(rot==1){ x--; } /* Ir para direita */
else if(rot==2){ y--; }
else if(rot==3){ x++; }
else if(rot==4){ y++; }
break;
case'q':quit=1; break; /* Sair */
}
fflush(stdin);
if (rot>4){
rot=1;
}
else if (rot<1){
rot=4;
}
int k=1;
for(k=1;k<=7;k++){
if (rot==1) { imprime_esq(matrix[y-1][x-2],k); imprime_cent(matrix[y-2][x-1],k); imprime_dir(matrix[y-1][x],k); }
else if (rot==2) { imprime_esq(matrix[y-2][x-1],k); imprime_cent(matrix[y-1][x],k); imprime_dir(matrix[y][x-1],k); }
else if (rot==3) { imprime_esq(matrix[y-1][x],k); imprime_cent(matrix[y][x-1],k); imprime_dir(matrix[y-1][x-2],k); }
else if (rot==4) { imprime_esq(matrix[y][x-1],k); imprime_cent(matrix[y-1][x-2],k); imprime_dir(matrix[y-2][x-1],k); }
printf("\n");
}
imprime_esq(int i,int line){
if (i==0){
if(line==1)printf("____");
else if(line==2)printf("____");
else if(line==3)printf("####");
else if(line==4)printf("####");
else if(line==5)printf("####");
else if(line==6)printf("____");
else if(line==7)printf("____");
}
else if (i==1){
if(line==1)printf("##__");
else if(line==2)printf("###_");
else if(line==6)printf("###_");
else if(line==7)printf("##__");
}
else if (i==2){
else if(line==5)printf("#EE#");
else if(line==6)printf("_EE_");
}
}
imprime_cent(int i,int line){
if (i==0){
else if(line==3)printf("____");
else if(line==4)printf("____");
else if(line==5)printf("____");
}
else if (i==1){
}
else if (i==2){
else if(line==3)printf("____");
else if(line==4)printf("_EE_");
else if(line==5)printf("_EE_");
}
}
imprime_dir(int i,int line){
if (i==0){
}
else if (i==1){
if(line==1)printf("__##");
else if(line==2)printf("_###");
else if(line==6)printf("_###");
else if(line==7)printf("__##");
}
else if (i==2){
else if(line==5)printf("#EE#");
else if(line==6)printf("_EE_");
}
}
er....Fabio914 escreveu:Hehe já que tem gente interessada em saber como se faz eu explico.
Bom , para começar o mapa é uma matriz 12x32 (12 linhas por 32 colunas) , no C eu consigo extrair os valores que estão em cada posição da matriz , assim eu fiz para que o programa carregasse o mapa. A diferença para o 3D é que nele eu não carrego todos os valores da matriz e desenho o mapa , eu carrego apenas aqueles que estão "próximos" ao jogador , ou seja , apenas os que eu quero carregar na tela. Como geralmente o 3D antigo só aparece 3 paredes então eu carrego 3 variaveis da matriz. Porém isso somente não é o suficiente pois o jogador não teria muita mobilidade , eu precisaria que ele pudesse rotacionar a câmera para ver as coisas de ângulos diferentes. Portanto eu criei 4 ângulos de câmera (0º , 90º , 180º e 270º) e fiz com que , dependendo do ângulo da câmera no momento , as teclas de W A S D se deslocassem em sentidos diferentes na matriz (pois eu não poderia mudar o que o jogador ver e fazer com que ele aperte para ir pra frente e no final ele vá para a direita). Em resumo isso ai se reduz a poucas linhas de código , que eu vou listar abaixo:
Switch que recebe os comandos do jogador
Note nos ifsComo quando o jogador aperta 3 vezes para a esquerda é como se ele tivesse apertado 1 para a direita , eu tive que fazer a seguinte adaptação (também para evitar que a variavel de rotação tivesse mais que 4 valores , ou seja , mais que 4 ângulos. OBS.: Isso não significa que eu não poderia criar um jogo com mais ângulos , eu fiz com 4 para ficar mais fácil a leitura dos dados na Matriz.Código: Selecionar todos
comando = getch(); switch(comando){ case'j':rot--; break; /* rotação para esquerda */ case'l':rot++; break; /* rotação para direita */ case'w':if(rot==1){ y--; } /* Ir para cima */ else if(rot==2){ x++; } else if(rot==3){ y++; } else if(rot==4){ x--; } break; case's':if(rot==1){ y++; } /* Ir para baixo */ else if(rot==2){ x--; } else if(rot==3){ y--; } else if(rot==4){ x++; } break; case'd':if(rot==1){ x++; } /* Ir para esquerda */ else if(rot==2){ y++; } else if(rot==3){ x--; } else if(rot==4){ y--; } break; case'a':if(rot==1){ x--; } /* Ir para direita */ else if(rot==2){ y--; } else if(rot==3){ x++; } else if(rot==4){ y++; } break; case'q':quit=1; break; /* Sair */ } fflush(stdin);
Antes de prosseguir , para ficar mais facil a compreensão do sistema de leituras de dados na matriz eu tinha feito o seguinte esquema :Código: Selecionar todos
if (rot>4){ rot=1; } else if (rot<1){ rot=4; }
quando rot = 1 eu carrego os valores das posições X , Y , Z , sendo * a posição do jogador.
[ x ]
[y*z]
[ ]
quando rot = 2 eu carrego os valores das posições X , Y , Z , sendo * a posição do jogador.
[ y ]
[ *x]
[ z ]
quando rot = 3 eu carrego os valores das posições X , Y , Z , sendo * a posição do jogador.
[ ]
[z*y]
[ x ]
quando rot = 4 eu carrego os valores das posições X , Y , Z , sendo * a posição do jogador.
[ z ]
[x* ]
[ y ]
Assim em cada caso X , Y e Z são valores de coordenadas diferentes (que dependerão de como você fez a matriz em seu jogo). Então na minha engine , eu "puxo" o valor de cada uma dessas posições em cada caso (da mesma forma que eu fiz para "puxar" na hora de desenhar o mapa no 2D , mas dessa vez eu só estarei "puxando" o que eu preciso para colocar na tela , ou seja , as 3 paredes). Portanto eu criei funções que imprimem as paredes , a da direita , a do centro e a da esquerda e nelas eu criei um if definindo qual desenho fazer para cada valor puxado da matriz. Observe:
OBS.: Está com for pois na hora de desenhar eu tenho que fazê-lo linha a linha se não a imagem não se forma.Código: Selecionar todos
int k=1; for(k=1;k<=7;k++){ if (rot==1) { imprime_esq(matrix[y-1][x-2],k); imprime_cent(matrix[y-2][x-1],k); imprime_dir(matrix[y-1][x],k); } else if (rot==2) { imprime_esq(matrix[y-2][x-1],k); imprime_cent(matrix[y-1][x],k); imprime_dir(matrix[y][x-1],k); } else if (rot==3) { imprime_esq(matrix[y-1][x],k); imprime_cent(matrix[y][x-1],k); imprime_dir(matrix[y-1][x-2],k); } else if (rot==4) { imprime_esq(matrix[y][x-1],k); imprime_cent(matrix[y-1][x-2],k); imprime_dir(matrix[y-2][x-1],k); } printf("\n"); }
OBS.2: X e Y são as coordenadas da posição do jogador naquele momento.
E em seguida observem como é a função que retorna a imagem para o tipo de valor na posição da matriz.
Bom , isso é tudo , acho que já da pra dar uma esclarecida de como eu montei isso ai. OBSERVAÇÃO : para fazer isso ai eu não tomei como base nenhuma outra engine (3D ou não) por isso eu não sei se tinha algum outro método mais fácil de fazê-lo...Código: Selecionar todos
imprime_esq(int i,int line){ if (i==0){ if(line==1)printf("____"); else if(line==2)printf("____"); else if(line==3)printf("####"); else if(line==4)printf("####"); else if(line==5)printf("####"); else if(line==6)printf("____"); else if(line==7)printf("____"); } else if (i==1){ if(line==1)printf("##__"); else if(line==2)printf("###_"); else if(line==3)printf("####"); else if(line==4)printf("####"); else if(line==5)printf("####"); else if(line==6)printf("###_"); else if(line==7)printf("##__"); } else if (i==2){ if(line==1)printf("____"); else if(line==2)printf("____"); else if(line==3)printf("####"); else if(line==4)printf("####"); else if(line==5)printf("#EE#"); else if(line==6)printf("_EE_"); else if(line==7)printf("____"); } } imprime_cent(int i,int line){ if (i==0){ if(line==1)printf("____"); else if(line==2)printf("____"); else if(line==3)printf("____"); else if(line==4)printf("____"); else if(line==5)printf("____"); else if(line==6)printf("____"); else if(line==7)printf("____"); } else if (i==1){ if(line==1)printf("____"); else if(line==2)printf("____"); else if(line==3)printf("####"); else if(line==4)printf("####"); else if(line==5)printf("####"); else if(line==6)printf("____"); else if(line==7)printf("____"); } else if (i==2){ if(line==1)printf("____"); else if(line==2)printf("____"); else if(line==3)printf("____"); else if(line==4)printf("_EE_"); else if(line==5)printf("_EE_"); else if(line==6)printf("____"); else if(line==7)printf("____"); } } imprime_dir(int i,int line){ if (i==0){ if(line==1)printf("____"); else if(line==2)printf("____"); else if(line==3)printf("####"); else if(line==4)printf("####"); else if(line==5)printf("####"); else if(line==6)printf("____"); else if(line==7)printf("____"); } else if (i==1){ if(line==1)printf("__##"); else if(line==2)printf("_###"); else if(line==3)printf("####"); else if(line==4)printf("####"); else if(line==5)printf("####"); else if(line==6)printf("_###"); else if(line==7)printf("__##"); } else if (i==2){ if(line==1)printf("____"); else if(line==2)printf("____"); else if(line==3)printf("####"); else if(line==4)printf("####"); else if(line==5)printf("#EE#"); else if(line==6)printf("_EE_"); else if(line==7)printf("____"); } }