"Meu PC trava quando eu tento usar o modo GL" - meu filho, troque imediatamente essa carroça que você chama de computador e volte nesse tópico depois.
"Ah, mas o anti-alising deixa os gráficos embaçados, é como se eu fosse uma pessoa que usa óculos sem óculos" - pois é zé, vá em Options > Display Options > Open GL Options > Texture Options > Texture Filter Mode e mude para "NONE", e em seguida, vá em Anisotropic Filter e mude para "OFF"; Pronto, seu GZDoom tem a aparência do ZDoom.
Agora, por que fazer essas mudanças se você pode simplesmente usar o ZDoom?
- GZDoom suporta fraggle scripts, ou seja, wads criados para Legacy poderão ser jogados nele;
- Você pode usar o lights.wad para colocar umas luzes GL nos objetos que dá uma aparência muito melhor para o jogo;
- Poderá usar gráficos em true color e alta resolução;
- Todos os efeitos, sem excessão, ficarão mais suaves e mais bonitos;
- Wads com setores 3D continuarão rodando;
- E o GZDoom tá sempre a um passo a frente do ZDoom na parte de DECORATE, quem é decorater e precisa usar funções recém criadas sabe disso! Ou seja, mesmo usando o modo Software, GZDoom acaba sendo melhor

Pois é, não tem sentido preferir ZDoom gente, é que nem você ver a torcida do Corinthians e a do São Paulo e preferir a do São Paulo...
:^):