
Como algumas pessoas aqui sabem [e espero que outras tenham deduzido olhando minha assinatura no forum], eu sou apaixonado pela SEGA. Inclusive, durante uma época, tinha meu nick escrito com aquela letra azul garrafal, mas enfim...
*entra o flashback com som dramático*
No início dos anos 80, com o Atari no auge de sua popularidade, a indústria começou a crescer mais do que a economia suportava. Os jogos precisavam ser feitos cada vez mais rápidamente, pois eles eram vendidos e jogados quase que instantâneamente. O então diretor da Atari decidiu que eles precisavam de mais jogos, não importando a qualidade. Quanto mais jogos, melhor. Obviamente, segui-se uma torrente de jogos de MERDA e o ápice desse monte de bosta foi o famigerado E.T. do Atari. O jogo era tão ruim que quando a Atari viu que o troço não tava vendendo [e os que estavam vendendo eram devolvidos], cavou um buraco no deserto e tacou tudo lá dentro. Isso foi lá por 1983/1984.
Eventualmente a Nintendo lançou o famoso NES, que vinha com um robô pra disfarçar o troço como se fosse um brinquedo eletrônico ao invés de um videogame e... funcionou! Um ano depois, nossa querida Service Games lançou seu SEGA Master System. Mesmo tendo sido um grande console, não fez tanto sucesso como NES [Nintendo Entertainment System para os perdidos], acabou sendo meio que um fail.
Então ela resolveu apostar na tecnologia mais nova e lançou o SEGA Mega Drive. Ele tinha "16-bit" escrito em dourado bem grande na carcaça, tipo IN YOUR FACE, e desbancou rápidamente o NES. A Nintendo, vendo que era hora de entrar na era 16-bit, lançou seu Super Nintendo, que novamente estribuchou com a SEGA, graças à seus gráficos mais coloridos e som relativamente superior aos do Mega Drive. Aí a coisa complicou;

A SEGA fez um acordo com a Hitachi se não me engano pra criar um drive de CD para o Mega Drive. Ao mesmo tempo, ela já fazia pesquisas para lançar um console 32 bits, o SEGA Neptune. Em desespero, a Nintendo fez acordos com a Philips e com a Sony para criar um drive de CD para o Super Nintendo.
Então lançou-se o SEGA CD. O SEGA CD falhou feio, o SEGA Neptune acabou se transformando em um add-on para o Mega Drive que o deixava com 32 bits [sim, o SEGA 32x] e os restos do projeto transformaram-se no SEGA Saturn.

Vendo o fail da SEGA a Nintendo quebrou os contratos com a Philips e com a Sony [sendo processada pelas duas empresas, inclusive]. Ambas decidiram levar seus consoles adiante. A Philips lançou o infame CD-i, que tem inclusive alguns jogos das franquias Mario e Zelda, coisa que nenhum outro console tem, e a Sony lançou o PLAYSTATION

SEGA finalmente lançou o Saturn, alguns meses antes do PS1, e quando este saiu, os programadores notaram como era fácil de se criar jogos para o PS1. Saturn tem lá 2 ou 3 processadores, e são 2 para o vídeo, um 2D e um 3D. Enquanto o Saturn tinha ports de arcade perfeitos, o PS1 tinha muito mais jogos, logo se tornou mais popular. Outro fato que contribuiu para isto foi os contratos de exclusividade assinados com as empresas.
O caso mais lembrado é o do Resident Evil 2, que teve seu lançamento cancelado de ultima hora no Saturn e saiu por um triz no Nintendo 64 porque a Capcom assinou um contrato de exclusividade com a Sony. De um jeito ou de outro, a SEGA tomou no rabo.
Passaram-se alguns anos, e ela decidiu apostar novamente em uma próxima geração, lançando assim o antecipado Dreamcast. Lançado dia 09/09/99, o console custava os olhos da cara e vendeu feito água no deserto, principalmente devido ao excelente Soul Calibur. Infelizmente os jogos seguintes não eram tão impressionantes, e quando o console finalmente começou a receber bons games, em 2001, a Sony lançou o PlayStation 2, com gráficos relativamente superiores e o principal atrativo na época: leitor de DVD [o Dreamcast só lia VCD]. O relativamente superiores se deve ao fato de terem tentado portar alguns jogos do Dreamcast, como Shenmue, pro PS2 e não rolou IRAIRIARIARIARAIRAIRA DC rulez.

Enfim, alguns meses após o lançamento do PS2, a SEGA descontinuiu o Dreamcast e anunciou que estaria retirando-se indefinidamente do mercado de consoles, após os anos de prejuízo. Os únicos consoles que realmente deram lucro à empresa foram o Master System e o Mega Drive. 32x falhou, Sega CD falhou, Saturn falhou na américa [foi um sucesso no Japão] e o Dreamcast lucrava mas não o suficiente.
*termina o flashback, acordem -.-*
Pois bem.
Hoje, dia 14 de Junho, a SEGA anunciou que está produzindo um novo console. Como todos os seus consoles, será baseado em uma placa de arcade [assim como o Dreamcast era baseado no SEGA Naomi]. Ainda não se sabe o nome do console, nem memórias RAM, processador, nada, mas se sabe que usará um chip gráfico PowerVR [que a Sony pretendia usar em sua próxima geração de consoles, mas acabou desistindo pois ficaria muito caro], e deve ser lançado até o final de 2012.
Oh sim, e um dos responsáveis pela criação do console será o lendário Yu Suzuki. Sabem, aquele que criou A PORRA DO SHENMUE @_@
Certamente o console terá o Shenmue 3, que deve concluir a série, coisa que os fãs do jogo aguardam já fazem uns 10 anos.
FUCK YEAH.
