Acho que a maioria aqui deve conhecer a história do heretic... Mas mesmo assim vô colocar aqui um resumo.
Bom, a história se dá no mundo de Parthoris, povoado por muitas raças. A raça dos elfos a muito previa o apocalipse, um armagedom como o de 2012 rs. Eis então que surgem os serpent riders... Magos poderosos que subjugam toda Parthoris, menos a raça élfica. Os serpent riders, impões então o culto a eles, sendo um tridente seu símbolo (presente em quase todos os momentos do jogo) acusando então os não seguidores de heresia (bom, daí o nome 'herege'). Os elfos que sabiam que seguir os serpent riders seria somente para testemunhar o fim do seu mundo, resistem e então todos são acusados de heresia. Os 2 serpent riders mais velhos (Korax e Eidolon, últimos chefes de Hexen 1 e 2 respectivamente) partem de parthoris deixando o governo e a subsequente aniquilação do planeta para o caçula D'sparil.
Nesse ponto, com a rebeldia élfica, D'sparil forma um exército de monstros de outras dimensões e mortos ressucitados e finalmente aniquila quase todos os hereges de Parhoris. Surge então nosso herói (no início anônimo, mas que na sequência seria chamado de Corvus) que após ver seu povo destruído, jura vingança e começa sua aventura para salvar seu mundo...


O jogo segue os padrões de doom, dessa vez com um invetório, até então inexistente nos fps. As bases high-tech deram lugar a um medieval fantástico tão rico quanto doom e melhor sucedido na hora de representar cidades e catedrais :mlol: ... Até as armas são correspondentes, a pistola com o cajado, a 12 com a besta e enfim. Os mosntros mudam, o equilíbrio é bom e a dificuldade também, apesar da falta de um Nightmare o último nível é desafiador, porém fácil após certo tempo. Enfim, jogasso, quem não jogou faça um favor a si memso e jogue, não haverá arrependimentos.