Well, uma coisa que todo mundo deve saber, é como fazer uma slope através da linha. Só pra recapitular mesmo: ação 181 (ou vai no menu "Plane" e clica em "Plane Align"). O primeiro argumento define a slope da floor. 0 não tem, 1 alinha a floor que tá na frente da linha, e 2 alinha a que tá atrás. O mesmo serve pro segundo argumento, que alinha o ceiling.
Enfins, a parte do tutorial que eu realmente queria fazer. Todas vão envolver Things.
Copy Floor Plane
Algumas vezes você já deve ter feito um setor onde a floor é alinhada, mas o ceiling não. Aí você resolve botar aquele detalhamento que corta todas as floors. Aí você pensa "Putz, e agora, a slope do chão não vai ficar perfeita" ou "affs, vou ter que subir as floors de pouco a pouco pra que a slope se alinhe perfeitamente!". Well, não precisa disso tudo. Vamos começar.
1. Faça um setor fora do mapa, com o mesmo comprimento e na mesma "linha" (ou posição y) do setor que vai ser slopeado. Coloque outra floor do mesmo tamanho da que "slopeia" os setores e ponha a ação de Plane Align nela, para alinhar a floor.
2. Ponha um tag no setor SLOPEADO, não no que slopeia (não preciso tirar uma shot de como botar tag né?).
3. Para não ter problemas, deixa todos os setores que serão slopeados separados. Isso é, sem ser o mesmo setor. Agora ponha um thing "Copy Floor Plane" ou 9510 sobre cada um dos setores. Pra não ficar dúvida, NÃO precisa por esses things no setor que está fora do mapa, o que vai comandar o outro setor.

Eu sei, essa textura de metal aí não ficou bonita slopeada, mas é só um tutorial. keketem?? :/
Lembrando, o mesmo pode ser feito com o ceiling usando "Copy Ceiling Plane". Nesse caso, o ceiling do outro setor, que está fora do mapa, que deve ser igual ao que vai ser slopeado.
OBS.: Pelo que eu vi, da versão 2.5.0 pra cima, tem uma ação de linedef pra isso. 118 é o número dela. Tenho que ver isso ae :hmm:
Set Floor Slope / Sector Tilt Things
Olha, pra começar, não recomendo nem um pouco usar esses things. Envolve ângulos, posição do things, direção... enfins, nem eu entendi direito como usar.
1. Faça o setor que vai ser slopeado, e coloque o thing 9502 ali (9503 pro ceiling).
2. Posicione-o na direção que a slope vai começar. Isso é, se o thing tá posicionado pro leste/direita, a slope vai ser da direita pra esquerda. Se ele tiver posicionado pra cima, vai ser de cima pra baixo.
4. Vá no menu "actions" nas propriedades do thing. Em Z Angle, tu põe o angulo da slope. 90 vai ser reto. 45 fica beeeem na diagonal. 67 fica mais deitadinha. 22 fica quase "em pé".
Recomendo que só use isso pra cenários, do mesmo jeito que o KDiZD fez naquelas montanhas rochosas.
Vertex Slope Things
Esse aí é bem facim. Ele cria aqueles "montinhos" de grama, terra, ou qualquer coisa que seja, mas com vértice (vai ficar pontudo no centro).
1. Faça o setor que você quer que seja slopeado.
2. Após tê-lo feito, divide ele de forma que fiquem só triângulos dentro, e uma vértice central.
4. Após ter feito isso, configure o Z-Height do thing. As floors triangulares vão ser slopeadas até ele.

Slope Floor to Here / Line Slope Things
Esse também é meio confuso, mas não tanto quando os dos tilts.
1. Faça os setores que vão ser slopeados. Coloque uma SetLineIdentification onde a slope vai COMEÇAR. Isto é, se a slope tiver do tamanho do setor "debaixo", ponha a line id na linedef que começa a slope ali de baixo até a floor de cima. Se for o contrario, coloque na linedef que slopeia a floor de cima até a floor debaixo (eu sei, tá confuso).
2. Após isso, coloque um thing 9500 (01 para o ceiling) em qualquer lugar do mapa. Para não dar problemas, coloque na mesma posição y da linha onde a slope termina.
4. Configure o Z-Height do thing. A slope vai ir até aonde ela tá. Nesse caso, como a parte de cima da plataforma tem 64 de altura, deve-se botar 64 de Z-Height.
Não sei muito bem o que acontece se for botar o thing no meio da slope. Acho que nesse caso a slope vai passar pelo thing, do mesmo jeito que acontece com os tilt things. Enfims, ainda prefiro a ação 181 lol.
Mais tarde eu posto como se faz aqueles "montes" com slopes (que nem os de vértice, mas com espaço no meio). Agora tenho que assistir CSI :megeek:
Falows! Eu sei, o tutorial tá meio confuso. Fazer o que D:
Se alguém quiser complementar/corrigir algo, ou até explicar melhor, é obvio que pode (y)