Bom, de um tópico sobre plágios e talz, surgiu o tema ARTE. Arte transmutada em jogo, arte visual em um nível de profundidade maior do que o de uma tela, que um filme. Uma experiência ativa, não passiva. Mas também surgiu a discussão arte como conceito geral, de como um público massivo vê a arte contemporânea e como o público propriamente dito, aquele que consome e produz arte a vê e acredita no que é ou não arte.
Bom, eu tive um professor de desenho e o cara simplesmente manjava de arte. Manjava mesmo, aqui na federal do rs, ele se formo com apenas um B e o resto A, fora que o cara desenhava pra caralho mesmo. Bom, colocando isso a parte, depois de muita discussão e reflexão sobre o assunto, o cara finalmente conseguiu incutir no meu cérebro o modo de COMO a arte é vista e evoluiu. Primeiro vale fazer aquele reviews histórico: A arte começa a ser estudada a partir do renascimento, vai pro barroco, pra representação histórica e tal. Acho q isso todo mundo conhece, de da vinci até o retrato de napoleão no cavalo branco.

arte de cunho neoclassicista, que já discutia e tratava de assuntos relacionados à arte e discuções por ela desencadeadas
Ótimo, pois então surge a fotografia, e então, é apartir daí q a arte começa a ganhar a forma a qual a conhecemos agora. A parte dos movimentos como o "a arte morreu", surge a necessidade de dar vida novamente a arte. Da representação da realidade, que agora a câmera a substituia, a arte parte para o interior do homem, dá valor a seus traços, como no impressionismo. Dá ênfase nos sentimento na emoção, nas cores como no expressionismo. Ou vamos já pro clássico cubismo que á algo ainda mais 'abstrato' e talvez caracterizado como um tipo de "Meta-Arte".

aqui um clássico absoluto do mestre picasso, desmanchando literalmente a visão clássica de arte e transformando a utilização da tela como meio de diálogo
Meta-arte. bom, arte falando sobre ela mesma. E isso continua com outras vanguardas que geram DISCUSSÃO, DIÁLOGO e INOVAÇÃO, esses acho que são os fatores mais proeminentes num artista contemporâneo. O parcero Sgt. Mark IV cita um artista com seu quadro branco sobre o preto (isso no outro tópico). O que se vê aí é uma ruptura ainda mais abrupta com a visão de representação e uma arte abstrata (que com as cores e formas desperta sentimentos, mesmo não apresentando formas definidas, já que esse é justamente a moral do esquema heh) Isso de fato agrega um valor importante, tanto histórico quanto artistico á obra, que trouxe uma nova discussão, desafiou a arte atual e inovou (devo admitir, de forma esdrúxula mesmo) a arte e oq então se tinha por ela naquele momento. É como fazer um paralelo entre o valor que as pessoas dão as coisas, também se pode fazer isso de forma história ou artística. Como o exemplo de weber e o papel, que sem ser identificado como um cheque, não teria valor algum.

o famigerado quadrado negro heheh
Porra, já falei demais até aqui e isso deve tá tão massante quanto Iuri felipe. Mas a arte como processo histórico ainda daria MUITO mais texto ehhe. Bom, Vendo a necessidade de discussão e diálogo. É só observar pra qualquer jogo que pode-se notar uma gama muito mais profunda de aproveitamento. Hoje é só ir em qualquer bienal e se vê a necessidade de imerssão no espaço, na interatividade com ele, nessa tentativa de diálogo arte-consumidor. O jogo é o 'ápice' disso, basta ollhar um rpg. As situações por ele discutidas, a necessidade de reflexão e outras dezenas de pontos. ISSO não é explorado ainda e essa é a discussão do tópico em si, e daquele outro tópico. É CLARO que também é necessária a parte do consumidor em ver aquilo como produto de arte. até por que é pouca gente que analisa um jogo em todas as suas peculiaridades. Assim como na arte, mais uma vez voltando ao quadro negro no branco. Porra, se tu for analisar historicamente e numa visão que prima a evolução da história da arte aquilo tem um valor IMENSO. MESMO que seja um quadro de MERDA.

partindo pra análise do momento histórico tambéms e vê em doom um jogo digno de discussão e reflexão (aliás, BELÍSSIMA arte do Brom, uma das minha preferidas no que diz respeito a ficção-fantasia)
enfim, creio que muita coisaa qui fico sem explicação, mas vamos continuar a discussão (ou não) relacionada a isso. Espero não ter sido tão massante e ao mesmo tempo tão confuso. mesmo sabendo que fui HAUHAHUAHUAUHA