antes de mais nada tenha sua conta criada no zdaemon,tenha certeza de ja ter logado nela mais de uma vez.

depois de ter logado,você vera a tela de servers.

bom você pode entrar em varios server,FFA,Coop,Team Dm ou CTF,mas se quiser fazer um server continue lendo.
agora vamos a abertura do server.clique em server>star server....

agora com a janela do server aberta.vamos abrir um server basico.
primeiro escolha a iwad,o Zdaemon Server ja vem com a IWAD doom2 como Iwad padrão mas você pode muda-la se quiser.

vamos deixar a Iwad Doom 2..
abaixo dela existe o Pwad,este Pwad que você vai selecionar,È UM PWAD OBRIGATORIO,se o jogador que não tiver essa Pwad tentar entrar no seu server,o GETWAD vai ser aberto,em fato nos colocamos esse pwad com o pwad que comten os mapas como por exemplo Cybercrime 3 que é qual eu vou colocar nesse server.

com a Pwad selecionada,vamos ao tipo de jogo,no nosso caso a pwad é uma pwad para DM,então deixamos em DM ou TEAM DM.
DM

Team DM

depois de escolher o mode de jogo vc deve escolher as opçoes de server,com vamos abrir um server basico,vamos mexer no basico e apenas mudar o seguinte:
Timelimit:limite de tempo para cada mapa
FragLimit : se o jogo estiver em Dm ou TEAM dm,mude o limite de Frags.
Maximum Clients: O maximo de pessoas que podem entrar em seu server,mas não jogar com você.quanto mais pessoas,mais ping.
Maximum Player : A quantidade maxima de jogadores.no zdaemon server existe uma tabela para a quantidade maxima que você pode colocar.Essa tabela é muito falha,aqui vai a minha
36 ou 56 k modem: não perca seu tempo ping acima de 600 para 2 jogadores em qualquer modo.
110 k modem: server basico 2 jogadore sem nenhum cliente de espera.
300 k modem: server um pouco mais "avantajado" 4 jogadores 4 clientes.
600 k modem: server mediano 7 jogadores 7 clientes
1mb: server muito bom 10 jogadores com 12 clientes.
esta tabela acima é para valores em Dm ou Team Dm,em coop os valores são outros,mas na questão de coop exite uma coisa que determina o server,o wad que vc vai abrir.em doom 2 um 300k aquenta 3 pessoas sem lagar no nightmare,mas se você abrir Coopbuildm ou Drown in blood esse valor cai para 2 e sem estar no nightmare.então use o bom senso.
cybercrime é dm e minha net é 300 k ,posso aguentar 4 pessoas no meu server sem lagar nenhuma vez.

se quiser seu server está pronto mas o nome dele ainda será "ZDaemon 1.07 Server" para mudar o nome apenas va ao banner e coloque o nome do seu server.nesse caso o nome do meu server será "BRdoom tutorial"

agora vamos a uma parte bem legal,vamos definir uma senha para o server.na parte password required.ali vc define uma senha para seu server,assim quem não foi convidado não entra,vamos colocar a senha ddbr,essa senha é usada pelo clan [DBR].

agora depois de definir a senha do seu server ou não ,vamos ao dm flags,nele nos configuramos o server,como Munição infinita,se itens como megasphere vão ser colocados,se os barris vão dar respawm,emfim um server como vc gosta,existe o DM flags e o DMflags 2,cuidado ao configurar ,algumas comfiguraçoes dão certos erros em CTF e em coop.

pronto seu server ja pode ser aberto com segurança,apenas clique em "run server" e veja seu server abrindo.

é nessas horas que você fala pro seu "convidado no msn"
isso acontece muito e acaba com o fechamento do server na hora,entenda que quando você clica em run server,o progama vai abrir o server e depois vai manda-lo para a lista de servidores,seu server só podera ser visivel depois que a parecer essa mensagem.conversa no msn escreveu: pryo: mega abri o server
mega: ele não ta on ,não ta aparecendo aqui na lista
pryo : tem certeza cara ?
mega: tenho sim.
pryo : então seu zdaemon ta com pau,igual ao que o meu tinha.

ai depois seu server estará pronto para ser jogado.

bom divertimento
ps:a citação da mensagem no msn foi ficticia,nunca ouve um duelo entre min e marine pryo,ele sempre da uma desculpa pra não jogar.