Como fazer uma parede animada
- passosedgar
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Como fazer uma parede animada
tipo assim vcs lembram do hexen quando passamos pra segunda fase aparece um monstrão na parede e fala uns barato.... dai ele some e aparece um buraco no lugar pra gente poder passar...
tipo queria fazer alguma coisa parecida em zdoom entenderam?
tipo queria fazer alguma coisa parecida em zdoom entenderam?
Entender eu até entendi, mas não sei como o.o
Será que ñ é uma parede que baixa no tempo de 1 tic?
Será que ñ é uma parede que baixa no tempo de 1 tic?
Jogando atualmente:
Xbox 360: Ninja Gaiden Black
Xbox One: Need for Speed: Hot Pursuit, Yakuza 3
PlayStation 2: Fatal Frame 3: The Tormented
PlayStation 3: RE: The Darkside Chronicles, RE: The Umbrella Chronicles
Nintendo Switch: Phantasy Star, SIFU
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- passosedgar
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bom, a testura do mosntro vc pode fazr com o lump ANIMDEFS, se quiser saber como, fale q eu sou especialisat nisso!
soh q tem uma coisa: no animdefs soh dah pra fzr repetições de paredes animdas, por isso vc vai precisar usar acs_scripting, como os comandos q o Mega disse...
primeiro, vc pode fazr a animação do monstro falando com animdefs, e então calcular o tmpo em tics ( 35 tics = 1 segundo) e usar o comando setlinetexture, e escolher a textura do buraco preto, q tambem pode ser animada, e por fim, mas um setlinetexture com uma terceira parede estática, e durante td isso vc pode acrescentar um som abiente, mas para isso vc vai ter q editar o lump sndinfo...
ñ entendeu nada neh?!? bom, se eu tiver tmpo eu posso fazr um mapa demo pra vc entender como funciona
obs: no pack de texturas do meu wad tem varias texturas animadas, procura por "Dark Base texture pack" aki no forum msm
flw!
soh q tem uma coisa: no animdefs soh dah pra fzr repetições de paredes animdas, por isso vc vai precisar usar acs_scripting, como os comandos q o Mega disse...
primeiro, vc pode fazr a animação do monstro falando com animdefs, e então calcular o tmpo em tics ( 35 tics = 1 segundo) e usar o comando setlinetexture, e escolher a textura do buraco preto, q tambem pode ser animada, e por fim, mas um setlinetexture com uma terceira parede estática, e durante td isso vc pode acrescentar um som abiente, mas para isso vc vai ter q editar o lump sndinfo...
ñ entendeu nada neh?!? bom, se eu tiver tmpo eu posso fazr um mapa demo pra vc entender como funciona

obs: no pack de texturas do meu wad tem varias texturas animadas, procura por "Dark Base texture pack" aki no forum msm

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obrigado mega e Mauricio Rocks 77 pelas dicas, eu vou tentar fazer o animdefs "ACHO Q TEM ALGO ASSIM NO NEODOOM...", dai vou ver esse comando em acs e o sndinfo "ACHO Q DA PRA COPIAR E COLAR DO NEODOOM TAMBEM..." mas no geral acho q da pra se virar com as dicas q vcs me deram.... qualquer coisa eu posto aqui blz... flw caras.
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bom eu achei um animdefs no Iwad do hexen não sei se é o correto mas vou tentar usar ele como exemplo....
legal essa sua dica pra fazer o sndinfo o meu ficou assim:
//DRAGAO
DRAGAOPAIN........................TAUR4
DRAGAOSEE.........................SBTSIT5
DRAGAOACITIVE...................MINSIT1
DRAGAOATTACK...................TREEBURN
DRAGAODEATH.....................MINDTH4
GRAGAOMISSILEEXPLODE.....MAGEBALL
isso eu fiz pra um monstro q eu criei mas é quase a mesma coisa pra fazer o som ambiente...
ficou meio tosco mas acho q vai funcionar dai é só fazer igual ao seu pra ficar mais padrão...
já o animdefs ficou assim:
texture x_fac01
pic 1 tics 5
pic 2 tics 5
pic 3 tics 5
pic 4 tics 5
pic 3 tics 5
pic 2 tics 5
não sei como fazer de outra maneira nem como ativalo...tem como se me ajudar??
não conheço acs direito se vc me der pelo menos os comandos o resto eu me viro...
legal essa sua dica pra fazer o sndinfo o meu ficou assim:
//DRAGAO
DRAGAOPAIN........................TAUR4
DRAGAOSEE.........................SBTSIT5
DRAGAOACITIVE...................MINSIT1
DRAGAOATTACK...................TREEBURN
DRAGAODEATH.....................MINDTH4
GRAGAOMISSILEEXPLODE.....MAGEBALL
isso eu fiz pra um monstro q eu criei mas é quase a mesma coisa pra fazer o som ambiente...
ficou meio tosco mas acho q vai funcionar dai é só fazer igual ao seu pra ficar mais padrão...
já o animdefs ficou assim:
texture x_fac01
pic 1 tics 5
pic 2 tics 5
pic 3 tics 5
pic 4 tics 5
pic 3 tics 5
pic 2 tics 5
não sei como fazer de outra maneira nem como ativalo...tem como se me ajudar??
não conheço acs direito se vc me der pelo menos os comandos o resto eu me viro...
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claro q tem!
vamos supor q vc quiera q apareça a imagem do capeta na parede, ele fala alguma coisa, e por fim, some, ok?!? lembrando q soh aparece a imagem, daria mto trabalho fazr ele falando!
no animdefs, tah td certinho! mas eu vou t dar uma dica: para carregar novas texturas, copie os lumps "TEXTURE1" 'E "PNAMES", originais do Doom 2, e jogue eles no seu wad... para isso, no doom2.wad, selecione-os, clique em "entry" e por fim "save as"... salve eles em lugar qualquer, e eles vão ficar com a extenção .LMP; agora, abra seu wad, apague td q tiver nele, e começe carregando esses dois lumps; apos isso, clique duas vezes em "patchs" e carrege as texturas, e o proprio XWE vai compilar os patchs para texturas, e tb vai dar 'numeros' a eles... o importante de fazr isso é que só carregar as texturas, provavelmente a primeira que vc adicionou não vai aparecer...
agora, para a animação da parede, vc precisa ter uma textura da parede lisa, sem nada, para q não fique sempre repetindo, entendeu?!?
agora faça assim:
defina a parede com a textura da parede lisa... escolha uma linha ou botão onde o jogador vai ativar a parede; mande essa linha executar a ação "80:script execute", com o script # 1; agora, na parede onde será a animação, coloque nela a ação "setlineidentification" (eskeci o nº XD)
agora, no script, digite o seguinte:
#include "zcommon.acs"
script 1 (void)
{
setlinetexture(1, side_back, texture_middle, "nome do 1º frame da animação" );
ambientsound("nome do som", 255); *
delay ( calcule nº do tmpo q vc deseja em tics - 35 tics = 1 segundo )
setlinetexture(1, side_back, texture_middle, "nome da textura SEM animação );
}
* caso siga o meu exemplo lá em cima, o nome do som será "monster/talk"
lembrando q desse jeito o jogador deverá executar esse script em um lugar QUE NÃO SEJA A TEXTURA ONDE O BIXO VAI FALAR COM ELE;
espero ter ajudado! qualquer coisa, meu msn eh m_rocks77@hotmail.com
flw Edgar!!!
vamos supor q vc quiera q apareça a imagem do capeta na parede, ele fala alguma coisa, e por fim, some, ok?!? lembrando q soh aparece a imagem, daria mto trabalho fazr ele falando!
no animdefs, tah td certinho! mas eu vou t dar uma dica: para carregar novas texturas, copie os lumps "TEXTURE1" 'E "PNAMES", originais do Doom 2, e jogue eles no seu wad... para isso, no doom2.wad, selecione-os, clique em "entry" e por fim "save as"... salve eles em lugar qualquer, e eles vão ficar com a extenção .LMP; agora, abra seu wad, apague td q tiver nele, e começe carregando esses dois lumps; apos isso, clique duas vezes em "patchs" e carrege as texturas, e o proprio XWE vai compilar os patchs para texturas, e tb vai dar 'numeros' a eles... o importante de fazr isso é que só carregar as texturas, provavelmente a primeira que vc adicionou não vai aparecer...
agora, para a animação da parede, vc precisa ter uma textura da parede lisa, sem nada, para q não fique sempre repetindo, entendeu?!?
agora faça assim:
defina a parede com a textura da parede lisa... escolha uma linha ou botão onde o jogador vai ativar a parede; mande essa linha executar a ação "80:script execute", com o script # 1; agora, na parede onde será a animação, coloque nela a ação "setlineidentification" (eskeci o nº XD)
agora, no script, digite o seguinte:
#include "zcommon.acs"
script 1 (void)
{
setlinetexture(1, side_back, texture_middle, "nome do 1º frame da animação" );
ambientsound("nome do som", 255); *
delay ( calcule nº do tmpo q vc deseja em tics - 35 tics = 1 segundo )
setlinetexture(1, side_back, texture_middle, "nome da textura SEM animação );
}
* caso siga o meu exemplo lá em cima, o nome do som será "monster/talk"

lembrando q desse jeito o jogador deverá executar esse script em um lugar QUE NÃO SEJA A TEXTURA ONDE O BIXO VAI FALAR COM ELE;
espero ter ajudado! qualquer coisa, meu msn eh m_rocks77@hotmail.com
flw Edgar!!!